Duração:
dez aulas
Data:
06/04/2015 a 17/04/2015
Professora:
Maria Rosa Oliveira de Jesus
Escola:
Escola Municipal Professora Girlene Maria Graçano Cunha
Turma:
1º Ano do Ensino Fundamental
Horário:
07h 0 min. às 11 h e 20 min.
GÊNEROS
TEXTUAIS: Literatura infantil, texto informativo,
CONTEÚDOS:
Língua Portuguesa: Eixos leitura, análise linguística e apropriação
do SEA/ produção de textos escritos/ oralidade. Averiguação do nível de
aprendizagem. Leitura, escrita e interpretação; unidade fonológica, Família
silábica do B-b; iniciação da família silábica do C-c. Textos diversos.
Exploração de poemas, músicas e parlendas (eixos: DA1. 3, 53, DA3. 1,7; DA4.
3,10, DA5, 10). Matemática: Avaliar
o conhecimento produzido. Brincadeira cultural advinda do universo infantil
para aprendizagem. Caracterização de figuras geométricas. Associar a
denominação dos números a suas representações simbólicas; (DA1. 1, 3,5; DA2.1;
D3.4) Ciências: A importância e utilidade do ar; O Sol e sua importância
a vida na Terra. (DA1.6,11, DA2.2,7, DA3.4),Históriar e geografia: Obras literárias explorando paisagens. Data comemorativa: Dia do índio, Dia do
livro infantil. Dia de Tiradentes.
; (DA3: 1 2 e 11) Arte: pinturas e dobraduras; pinturas
orientadas com base nas temáticas em estudo, dramatizações. (DA1)
RECURSOS:
Cartaz e cópias dos diversos textos trabalhados, obras
literárias, atividades impressas, DVD (filme), livros didáticos de Português e
matemática, jogos, figurinhas, objetos de contagem.
DESENVOLVIMENTO
Segunda-
Feira 06/04/2015
Avaliação de Matemática.
Educação Física.
Conversa
sobre o projeto a ser desenvolvido: PROJETO “CINEMA NA SALA DE AULA” para que
os alunos possam conhecer e valorizar as leis da natureza e aprendam a cuidar
dos nossos recursos naturais em prol do desenvolvimento sustentável.
Assistir
o filme “RANGO” e em seguida debate sobre os aspectos mais relevantes.
Terça-
Feira 07/04/2015
Avaliação de Língua Portuguesa.
Atividades
relacionadas ao filme “RANGO”:
Dialogar
com as crianças questões como: - Qual o nome do filme? – Local de acontecimento
e principais características. – Porque “POEIRA” o nome da cidade? –Porque os
moradores precisam sair de suas terras? – Principal tema do filme, - Acredita
que a água pode acabar um dia?
Atividades lúdicas estimulando a compreensão da escrita.
Em grupos as crianças pegam o envelope com fichas coloridas de sílabas que
contem nomes referentes ao filme e ao sinal dado pela professora formarão a
palavra indicada.
Realizar
contagens para identificar quantidades fazendo uso de tampinhas. Estudo do
numeral “6” jogo dos dados para identificação dos numerais e quantidades.
Trabalhar
o termo “Meia dúzia”.
Quarta-
Feira 08/04/2015
Atividades relativas à
letra “B”: Indicar palavras começadas com a letra em estudo.
Texto: O bode e a bota.
Leitura feita pela
professora e depois leitura coletiva. Interpretação oral.
Escrita da letra “B”
Aula na biblioteca. Livro literário a escolha de cada
aluno. Depois a professora faz a leitura de uma história para apreciação e
reconto oral.
Quinta-
Feira 09/03/2015
Apresentar a música: A barata diz que tem.
Interpretação oral. Circular palavras com a letra “B”.
Observar os desenhos, identificar e colorir as
sílabas que formam os respectivos nomes.
Separação de sílabas e reescrita de palavras.
Apresentação do numeral “7”. Agrupamento de alunos,
reagrupamento de 2 em 2- par ou impar.
Atividade relacionada ao elemento da natureza: AR-
A importância e utilidade do ar
Sexta-
feira 10/04/2015
Livro didático de Língua portuguesa – página 45 e
46.
Jogo: Batalha.
Brincadeira cantada: Terezinha de Jesus. Teatro de
improviso explorando a cantiga. Trabalho no quadro relativo aos ordinais.
Dia do brinquedo
Segunda-
Feira 13/03/2015
Roda da conversa: os alunos
expõem oralmente as novidades acerca do final de semana.
Jogo orientado
de
fixação da família silábica do B-b. No quadro, escrever diversas vezes a
família silábica em estudo e as vogais. Organizar numericamente as palavras
para leitura e depois à escrita na forma de ditado. Atividade impressa.
Educação física.
BRA-BRE-BRI-BRO-BRU.
As
brigas de Monica e Cebolinha.
Registro
no caderno: produção de frases orais e copias de palavras contendo essa
combinação.
Terça-
Feira 14/04/2015
Iniciar
a exploração sistematizada da família silábica do C-c. Cantiga: coelhinho da
páscoa. Interpretação oral e escrita, ressaltando a consoante c no contexto da
cantiga. Registro no caderno de Português.
Formação
de palavras: utilizar sílabas móveis (famílias silábicas: b, c).
Atividades impressas de
fixação
O
sol. Exploração da obra literária associada ao aprendizado sobre a importância
do sol a vida humana e de todas as espécies.
Pintura
orientada e decoração com uso de palitos de fósforo. Quantidade 7.
Quarta-
Feira 15/04/2015
Livro: O sito do Pica pau amarelo. Caracterização dos
personagens principais criados por Monteiro Lobato. Conversa informativa sobre
a data dia do livro infantil. Atividade impressa lembrando o dia do Livro
Infantil.
Aula
na biblioteca.
Estudo
dos numerais “6 e 7”. Jogo corporal de formação de grupos ao acaso. Atividades
de fixação: matemática do índio.
Quinta-
Feira 16/04/2015
Assistir
ao filme Tainá. Exploração dos principais conteúdos associados ao filme:
cultura indígena, relações sociais, tráfico de animais, etc. Registro
ilustrado.
Jogo
de organização das silabas moveis sobre o filme. INDIOS. ANIMAIS. TAINÁ.
NATUREZA.
Livro
didático de português. Atividade focando a letra “C”
Sexta-
Feira 17/04/2015
Texto
informativo sobre a data comemorativa TIRADENTES. Leitura pela professora.
Interpretação oral. Atividades de interpretação escrita: caça-palavra temático.
Pintura livre das imagens.
Jogo
de leitura no quadro: associação de silabas conforme a ordem de apontamento das
mesmas. Exercício de fixação da família silábica do C-c.
Brincadeira
orientada explorando o tema índio e as quantidades. Cantiga O
bote dos indiozinhos. Fazer dois grupos para que os alunos sentados
alinhados cantem a musica dos indiozinhos, enquanto a professora vai realizando
a contagem por apontamento.
Dia
do brinquedo.
Escreva o numeral e a palavra que
indica as quantidades abaixo:
|
Os
alunos devem ser avaliados ao longo do desenvolvimento do processo nos aspectos
qualitativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário