Ensino Fundamental- anos iniciais

Photobucket

Páginas

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Sequencia didática 06 a 17 de abril

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 06 a 17 de abril
Duração: dez aulas
Data: 06/04/2015 a 17/04/2015
Professora: Maria Rosa Oliveira de Jesus
Escola: Escola Municipal Professora Girlene Maria Graçano Cunha
Turma: 1º Ano do Ensino Fundamental
Horário: 07h 0 min. às 11 h e 20 min.
GÊNEROS TEXTUAIS: Literatura infantil, texto informativo,
CONTEÚDOS: Língua Portuguesa: Eixos leitura, análise linguística e apropriação do SEA/ produção de textos escritos/ oralidade. Averiguação do nível de aprendizagem. Leitura, escrita e interpretação; unidade fonológica, Família silábica do B-b; iniciação da família silábica do C-c. Textos diversos. Exploração de poemas, músicas e parlendas (eixos: DA1. 3, 53, DA3. 1,7; DA4. 3,10, DA5, 10). Matemática: Avaliar o conhecimento produzido. Brincadeira cultural advinda do universo infantil para aprendizagem. Caracterização de figuras geométricas. Associar a denominação dos números a suas representações simbólicas; (DA1. 1, 3,5; DA2.1; D3.4)  Ciências: A importância e utilidade do ar; O Sol e sua importância a vida na Terra. (DA1.6,11, DA2.2,7, DA3.4),Históriar e geografia: Obras literárias explorando paisagens. Data comemorativa: Dia do índio, Dia do livro infantil. Dia de Tiradentes.
; (DA3: 1 2 e 11) Arte: pinturas e dobraduras; pinturas orientadas com base nas temáticas em estudo, dramatizações.  (DA1)
RECURSOS:
Cartaz e cópias dos diversos textos trabalhados, obras literárias, atividades impressas, DVD (filme), livros didáticos de Português e matemática, jogos, figurinhas, objetos de contagem.
DESENVOLVIMENTO
Segunda- Feira 06/04/2015
Roda de conversa para relato das novidades sobre o fim de semana e feriado.
            Avaliação de Matemática.
            Educação Física.
Conversa sobre o projeto a ser desenvolvido: PROJETO “CINEMA NA SALA DE AULA” para que os alunos possam conhecer e valorizar as leis da natureza e aprendam a cuidar dos nossos recursos naturais em prol do desenvolvimento sustentável.
Assistir o filme “RANGO” e em seguida debate sobre os aspectos mais relevantes.
Terça- Feira 07/04/2015
            Avaliação de Língua Portuguesa.
Atividades relacionadas ao filme “RANGO”:
Dialogar com as crianças questões como: - Qual o nome do filme? – Local de acontecimento e principais características. – Porque “POEIRA” o nome da cidade? –Porque os moradores precisam sair de suas terras? – Principal tema do filme, - Acredita que a água pode acabar um dia?
            Atividades lúdicas estimulando a compreensão da escrita. Em grupos as crianças pegam o envelope com fichas coloridas de sílabas que contem nomes referentes ao filme e ao sinal dado pela professora formarão a palavra indicada.       
Realizar contagens para identificar quantidades fazendo uso de tampinhas. Estudo do numeral “6” jogo dos dados para identificação dos numerais e quantidades.
Trabalhar o termo “Meia dúzia”.
Quarta- Feira 08/04/2015
Atividades relativas à letra “B”: Indicar palavras começadas com a letra em estudo.
Texto: O bode e a bota.
Leitura feita pela professora e depois leitura coletiva. Interpretação oral.  
Escrita da letra “B”
            Aula na biblioteca. Livro literário a escolha de cada aluno. Depois a professora faz a leitura de uma história para apreciação e reconto oral.
            Sair da sala para observar a presença do ar. Conversa sobre “pra que serve o ar”. Registro da observação no caderno.
Quinta- Feira 09/03/2015
Apresentar a música: A barata diz que tem. Interpretação oral. Circular palavras com a letra “B”.
Observar os desenhos, identificar e colorir as sílabas que formam os respectivos nomes.
Separação de sílabas e reescrita de palavras.
Apresentação do numeral “7”. Agrupamento de alunos, reagrupamento de 2 em 2- par ou impar.
Atividade relacionada ao elemento da natureza: AR- A importância e utilidade do ar
Sexta- feira 10/04/2015
Livro didático de Língua portuguesa – página 45 e 46.
Jogo: Batalha.
Brincadeira cantada: Terezinha de Jesus. Teatro de improviso explorando a cantiga. Trabalho no quadro relativo aos ordinais.
Dia do brinquedo
Segunda- Feira 13/03/2015
Roda da conversa: os alunos expõem oralmente as novidades acerca do final de semana.
Jogo orientado de fixação da família silábica do B-b. No quadro, escrever diversas vezes a família silábica em estudo e as vogais. Organizar numericamente as palavras para leitura e depois à escrita na forma de ditado. Atividade impressa.  
Educação física.
Leitura de imagem: Família silábica do B associado à consoante R.
BRA-BRE-BRI-BRO-BRU.
As brigas de Monica e Cebolinha.
Registro no caderno: produção de frases orais e copias de palavras contendo essa combinação.
Terça- Feira 14/04/2015
                Iniciar a exploração sistematizada da família silábica do C-c. Cantiga: coelhinho da páscoa. Interpretação oral e escrita, ressaltando a consoante c no contexto da cantiga. Registro no caderno de Português.
Formação de palavras: utilizar sílabas móveis (famílias silábicas: b, c).
Atividades impressas de fixação
O sol. Exploração da obra literária associada ao aprendizado sobre a importância do sol a vida humana e de todas as espécies.
Pintura orientada e decoração com uso de palitos de fósforo. Quantidade 7.
Quarta- Feira 15/04/2015
            Livro: O sito do Pica pau amarelo. Caracterização dos personagens principais criados por Monteiro Lobato. Conversa informativa sobre a data dia do livro infantil. Atividade impressa lembrando o dia do Livro Infantil.
Aula na biblioteca.
Estudo dos numerais “6 e 7”. Jogo corporal de formação de grupos ao acaso. Atividades de fixação: matemática do índio.
Quinta- Feira 16/04/2015
Conversa informativa sobre a importância do INDIO na construção da sociedade brasileira. Poema: Índio. Explorar palavras chaves, rimas, versos e estrofes.
Assistir ao filme Tainá. Exploração dos principais conteúdos associados ao filme: cultura indígena, relações sociais, tráfico de animais, etc. Registro ilustrado.
Jogo de organização das silabas moveis sobre o filme. INDIOS. ANIMAIS. TAINÁ. NATUREZA.
Livro didático de português. Atividade focando a letra “C”

Sexta- Feira 17/04/2015
Texto informativo sobre a data comemorativa TIRADENTES. Leitura pela professora. Interpretação oral. Atividades de interpretação escrita: caça-palavra temático. Pintura livre das imagens. 
Jogo de leitura no quadro: associação de silabas conforme a ordem de apontamento das mesmas. Exercício de fixação da família silábica do C-c.
Brincadeira orientada explorando o tema índio e as quantidades. Cantiga O bote dos indiozinhos. Fazer dois grupos para que os alunos sentados alinhados cantem a musica dos indiozinhos, enquanto a professora vai realizando a contagem por apontamento.
Dia do brinquedo.
Escreva o numeral e a palavra que indica as quantidades abaixo:

AVALIAÇÂO
Os alunos devem ser avaliados ao longo do desenvolvimento do processo nos aspectos qualitativos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário