Duração:
Duas semanas.
Data:
14/09//2015 a 30/09/2015
Professora:
Maria Rosa Oliveira de Jesus
Escola:
Escola Municipal Professora Girlene Maria Graçano Cunha
Turma:
1º Ano do Ensino Fundamental Matutino
Gêneros Textuais:
poemas, literatura infantil.
Material necessário: livros literários, textos e
atividades impressas, lápis de escrever e lápis de cor, livros didáticos de
português e matemática, papel para recorte e dobradura, tintas guache, papel
Kraft e material dourado, bola.
Eixos:
·
Oralidade;
·
Leitura;
·
Análise
Linguística;
·
Números e
operações;
Conteúdos:
Português
(situações
de aprendizagem de forma que favoreça o desenvolvimento da capacidade de ler e
de escrever com propostas contextualizadas, riqueza e diversidade textual; Desenvolvimento
da consciência fonológica (silabas simples com a letra “Me N” antes de outras consoantes,
P, Q e R) Matemática (Desenvolvimento
de atividades do pensamento a partir de situações - problema exploratórias
significativas para as crianças;
Desenvolvimento:
Segunda-feira 14/09/2015
Novidades sobre o fim
de semana.
Roda de conversa para
iniciar o projeto “PRIMAVERA”. Relato sobre o tema.
Atividades
de fixação da letra “N”.
Livro
didático de Língua Portuguesa páginas
Educação
Física.
Continuando o projeto: “Primavera” apresentar em cartaz o poema: CONFUSÃO NO JARDIM, Ferruccio Verdolin Filho. Fazer a leitura para que os alunos
ouçam, interpretação oral. Estudo do título enfocando o som da letra “N”.
Atividades impressas com estudo de palavras com tal fonema.
Dividir os alunos em grupos e pedir que cada grupo escolha na poesia o
nome dos animais e; com o alfabeto móvel escrever as palavras e a partir delas
formar frases no caderno. Cada grupo irá desenhar um animal para ilustrar o
poema.
Atividades
sobre dezenas utilizando o material dourado e atividade impressa.
Quarta-
Feira 16/09/2015
Atividades de fixação “M e N” antes de consoantes.
Livro didático de Língua Portuguesa. Páginas 218 e
219.
Aula na biblioteca.
Quinta-
Feira 17/09/2015
Música:
O pato, Vinicius de Moraes. Cantar e interpretar oral e escrito.
Escrita
dos nomes dos desenhos. Formação de palavras. Impresso.
Sexta-
Feira 18/09/2015
Confecção do painel: PRIMAVERA. Recortes, desenhos,
dobraduras e pinturas.
Estudo da palavra “Primavera”, número de letras, sílabas,
estudo da primeira sílaba.
Dia do brinquedo.
Segunda-
Feira 21/09/2015
Novidades
sobre o fim de semana.
Fixação
de palavras com a letra “P” Atividades escritas no livro; páginas: 107 a 109.
Educação
Física.
Exposição do painel “Primavera” no pátio da escola enfocando
o dia da árvore.
Convidar os alunos a plantar uma árvore no espaço da escola.
Ressaltar os cuidados básicos que ela precisa para viver e sua importância para
a sobrevivencia do planeta.
Desenhar uma árvore e descrever a necessidade das plantas na
vida dos seres vivos.
Terça-
Feira 22/09/2015
Desenho livre sobre a primavera.
Indicar palavras que tem as sílabas “QUE-QUI e QUA”
Atividade impressa: trava língua.
Quarta-
Feira 23/09/2015
Avaliação bimestral de Língua Portuguesa.
Revisão dos conteúdos de Matemática: Problemas
envolvendo adição e subtração.
Noção de multiplicação. Ex: um cachorro tem 4
patas. Quantas patas tem dois cachorros?
Dezenas e unidades. Numerais.
Quinta-
Feira 24/09/2015
Avaliação de Matemática.
Fixação de palavras com a letra “Q”. Atividades
impressas. Escrita dos nomes dos desenhos. Separação de sílabas.
Sexta-
Feira 25/09/2015
Palestra na praça com policiais para
conscientização e homenagem a semana do trânsito.
Conversa sobre o passeio e registro ilustrativo
sobre o assunto.
Dia do brinquedo.
Segunda-
Feira 28/09/2015
Novidades acerca do fim de semana.
Confecção de um “leque” - Estudo da palavra.
Ditado de palavras e frases.
Atividades no livro didático de Português páginas
228 e 229.
Educação Física.
Ideia de mesmo sentido e sentido contrário. Sugerir
a um aluno que realize caminhos a partir de certos comandos como: Dê um passo à
frente, 3 passos a direita...para que de olhos vendados encontre a bola
escondida. Realizar atividades relativas no livro didático de matemática
páginas 202 a 204.
Terça-
Feira 29/09/2015
Iniciar a sistematização da consoante “R”.
História: O Rei Bigodeira e sua Banheira, Awdrey
Wood. Interpretação oral. Escrita por hipótese do título e ilustração. Correção
no quadro ressaltando as distintas sonoridades da consoante “R” e sua relação
com o contexto.
Livro básico de Língua Portuguesa, página111.
Jogo de adivinhação de números no calendário
explorando os números de 0 a 30. Realizar no quadro com a turma toda alternando
meninos e meninas.
Quarta-
Feira 30/09/2015
Revisão dos conteúdos de Geografia, história e ciências:
O meio ambiente, separação do lixo, hábitos de higiene, tipos de animais e
moradia.
Leitura deleite: O curumim. Intepretação oral.
Produção escrita: criar frases e ilustrações referentes à história.
Fixação da letra “R” e os diferentes sons. Nomes
próprios: Rafael, Ryan, Maria. Classificação de palavras conforme os sons do
“R” – som forte e som brando.
AVALIAÇÃO:
Avaliação continua, individual, coletivo e formativa. Será realizada
durante todo o processo por meio de atividades realizadas, observando a aquisição
de conhecimentos adquiridos pelo aluno durante a sua participação ativa nas
aulas e no seu dia a dia.
CONFUSÃO NO JARDIM
Ferruccio Verdolin Filho
Uma estrelinha
Caiu no meu jardim,
Lá no meio do capim
Se caiu do céu agora,
Terá sido pouca cola?
|
Quem será que mora
Neste pedacinho de aurora?
O sapo gordo
Parou o seu coaxado
E foi pulando
Para ver o seu achado.
|
O gato preto
De susto ficou duro,
Saiu correndo,
Saltando pelo muro.
|
Dona Barata
Aprontou um sururu,
Saiu gritando:
– É fogo, é fogo no bambu!
|
O grilo manco
Calou o seu trilado,
E foi saltando,
Assim meio de lado.
Uma estrelinha
Caiu lá no canteiro,
Piscando o tempo inteiro.
|
Piscando o tempo inteiro.
Vejam como é brilhante
Este corpo celeste!
Se caiu do manto da noite,
Despregou-se da sua veste?
|
A mariposa
Achou muita graça:
– Ó minha gente,
Estrela com fumaça?
|
Mas a formiga
Desfez a confusão:
– É só a brasa
Do charuto do João!
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário