Ensino Fundamental- anos iniciais

Photobucket

Páginas

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Sequencia didática 14 a 30 de setembro de 2015

Sequencia didática 14 a 30 de setembro de 2015
Duração: Duas semanas.                                                                              
Data: 14/09//2015 a 30/09/2015
Professora: Maria Rosa Oliveira de Jesus
Escola: Escola Municipal Professora Girlene Maria Graçano Cunha
Turma: 1º Ano do Ensino Fundamental Matutino
Gêneros Textuais: poemas, literatura infantil.
Material necessário: livros literários, textos e atividades impressas, lápis de escrever e lápis de cor, livros didáticos de português e matemática, papel para recorte e dobradura, tintas guache, papel Kraft e material dourado, bola.

Eixos:
·         Oralidade;
·         Leitura;
·         Análise Linguística;
·         Números e operações;

Conteúdos:
Português (situações de aprendizagem de forma que favoreça o desenvolvimento da capacidade de ler e de escrever com propostas contextualizadas, riqueza e diversidade textual; Desenvolvimento da consciência fonológica (silabas simples com a letra “Me N” antes de outras consoantes, P, Q e R) Matemática (Desenvolvimento de atividades do pensamento a partir de situações - problema exploratórias significativas para as crianças;

Desenvolvimento: 
  Segunda-feira 14/09/2015
Novidades sobre o fim de semana.
Roda de conversa para iniciar o projeto “PRIMAVERA”. Relato sobre o tema.
Dobradura da flor para enfeitar o mural.
Atividades de fixação da letra “N”.
Livro didático de Língua Portuguesa páginas
Educação Física.

Terça- Feira 15/09/2015

Continuando o projeto: “Primavera” apresentar em cartaz o poema: CONFUSÃO NO JARDIM, Ferruccio Verdolin Filho. Fazer a leitura para que os alunos ouçam, interpretação oral. Estudo do título enfocando o som da letra “N”. Atividades impressas com estudo de palavras com tal fonema.

Dividir os alunos em grupos e pedir que cada grupo escolha na poesia o nome dos animais e; com o alfabeto móvel escrever as palavras e a partir delas formar frases no caderno. Cada grupo irá desenhar um animal para ilustrar o poema.

Atividades sobre dezenas utilizando o material dourado e atividade impressa.

Quarta- Feira 16/09/2015
Atividades de fixação “M e N” antes de consoantes.
Livro didático de Língua Portuguesa. Páginas 218 e 219.
Aula na biblioteca.
Pintura carimbando as mãos para formar a flor para enfeitar o painel “Primavera”

Quinta- Feira 17/09/2015
Apresentação da letra “P” a partir do nome próprio “PEDRO”. Família silábica.
Música: O pato, Vinicius de Moraes. Cantar e interpretar oral e escrito.
Escrita dos nomes dos desenhos. Formação de palavras. Impresso.
Localização- Orientação no espaço. Seguir orientação de atividades concretas sugeridas no livro didático de matemática.
Sexta- Feira 18/09/2015
Confecção do painel: PRIMAVERA. Recortes, desenhos, dobraduras e pinturas.
Estudo da palavra “Primavera”, número de letras, sílabas, estudo da primeira sílaba.
Dia do brinquedo.
Segunda- Feira 21/09/2015
Novidades sobre o fim de semana.
Fixação de palavras com a letra “P” Atividades escritas no livro; páginas: 107 a 109.      
Educação Física.
Exposição do painel “Primavera” no pátio da escola enfocando o dia da árvore.
Convidar os alunos a plantar uma árvore no espaço da escola. Ressaltar os cuidados básicos que ela precisa para viver e sua importância para a sobrevivencia do planeta.
Desenhar uma árvore e descrever a necessidade das plantas na vida dos seres vivos.
Terça- Feira 22/09/2015
Desenho livre sobre a primavera.
Filme: Alvim e os esquilos. Conversa sobre o filme. Destacar a exploração causada pelos humanos aos animais. Escrita por hipótese do nome do filme e ilustração. Estudo da palavra ESQUILO identificando a sílaba mediana “QUE”.
Indicar palavras que tem as sílabas “QUE-QUI e QUA”
Atividade impressa: trava língua.
Quarta- Feira 23/09/2015
Avaliação bimestral de Língua Portuguesa.
Revisão dos conteúdos de Matemática: Problemas envolvendo adição e subtração.
Noção de multiplicação. Ex: um cachorro tem 4 patas. Quantas patas tem dois cachorros?
Dezenas e unidades. Numerais.
Quinta- Feira 24/09/2015
Avaliação de Matemática.
Fixação de palavras com a letra “Q”. Atividades impressas. Escrita dos nomes dos desenhos. Separação de sílabas.
Sexta- Feira 25/09/2015
Palestra na praça com policiais para conscientização e homenagem a semana do trânsito.
Conversa sobre o passeio e registro ilustrativo sobre o assunto.
Dia do brinquedo.
Segunda- Feira 28/09/2015
Novidades acerca do fim de semana.
Confecção de um “leque” - Estudo da palavra.
Indicar palavras que tem as sílabas “QUE e QUI”
Ditado de palavras e frases.
Atividades no livro didático de Português páginas 228 e 229.
Educação Física.
Ideia de mesmo sentido e sentido contrário. Sugerir a um aluno que realize caminhos a partir de certos comandos como: Dê um passo à frente, 3 passos a direita...para que de olhos vendados encontre a bola escondida. Realizar atividades relativas no livro didático de matemática páginas 202 a 204.
Terça- Feira 29/09/2015
Iniciar a sistematização da consoante “R”.
História: O Rei Bigodeira e sua Banheira, Awdrey Wood. Interpretação oral. Escrita por hipótese do título e ilustração. Correção no quadro ressaltando as distintas sonoridades da consoante “R” e sua relação com o contexto.
Livro básico de Língua Portuguesa, página111.
Jogo de adivinhação de números no calendário explorando os números de 0 a 30. Realizar no quadro com a turma toda alternando meninos e meninas.
Quarta- Feira 30/09/2015
Revisão dos conteúdos de Geografia, história e ciências: O meio ambiente, separação do lixo, hábitos de higiene, tipos de animais e moradia.
Leitura deleite: O curumim. Intepretação oral. Produção escrita: criar frases e ilustrações referentes à história.
Fixação da letra “R” e os diferentes sons. Nomes próprios: Rafael, Ryan, Maria. Classificação de palavras conforme os sons do “R” – som forte e som brando.
AVALIAÇÃO:
      Avaliação continua, individual, coletivo e formativa. Será realizada durante todo o processo por meio de atividades realizadas, observando a aquisição de conhecimentos adquiridos pelo aluno durante a sua participação ativa nas aulas e no seu dia a dia.
           

                                                      DEVER DE CAS
                                     CONFUSÃO NO JARDIM

                                                                            Ferruccio Verdolin Filho

Uma estrelinha
Caiu no meu jardim,
Lá no meio do capim
Se caiu do céu agora,
Terá sido pouca cola?

Quem será que mora
Neste pedacinho de aurora?
O sapo gordo
Parou o seu coaxado
E foi pulando
Para ver o seu achado.

O gato preto
De susto ficou duro,
Saiu correndo,
Saltando pelo muro.

Dona Barata
Aprontou um sururu,
Saiu gritando:
– É fogo, é fogo no bambu!

O grilo manco
Calou o seu trilado,
E foi saltando,
Assim meio de lado.
Uma estrelinha
Caiu lá no canteiro,
Piscando o tempo inteiro.

Piscando o tempo inteiro.
Vejam como é brilhante
Este corpo celeste!
Se caiu do manto da noite,
Despregou-se da sua veste?


A mariposa
Achou muita graça:
– Ó minha gente,
Estrela com fumaça?


Mas a formiga
Desfez a confusão:
– É só a brasa
Do charuto do João!



Nenhum comentário:

Postar um comentário