Ensino Fundamental- anos iniciais

Photobucket

Páginas

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Relatório sobre o Projeto: A existência do ar

  

Relatório sobre o Projeto: A existência do ar

O projeto “A existência do ar” pode proporcionar atividades muito interessantes e eficazes no processo de educação. De inicio, foi feito o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o conhecimento relativo à importância do ar que respiramos. É importante partir daí para que a criança possa assimilar as informações e aprofundar o seu saber. Foram realizadas assim, algumas atividades como tampar o nariz e segurar a respiração por certo tempo. Dessa forma, pode favorecer o desenvolvimento da imaginação e da reflexão sobre o assunto.
Em seguida fizemos um passeio ao ar livre para sentir e observar o vento. Os alunos comentaram as árvores balançando, os cabelos voando, o vento batendo no rosto.
E diversas questões foram ressaltadas nesse momento, assim como: os ventos fortes que podem causar tragédias, a brisa leve... Ao retornar a sala de aula foi feito um registro das observações vivenciadas.
Foi apresentada a história “Ar, pra que serve o ar?” de Anna Claudia Ramos, explorada a capa: o titulo, autora, biografia. Depois da leitura da obra foram explorados também assuntos relevantes do texto (essa foi de suma importância à compreensão do assunto por apresentar de forma clara e numa linguagem simples conforme a faixa etária dos alunos) e sugerido aos alunos que estabelecessem relações entre a história e a observação do passeio de campo realizada anteriormente.
Fomos ao pátio encher balões e a partir disso, diversos pontos foram enfatizados:- será que o ar tem peso? – o balão cheio é mais pesado que o balão vazio? Atividades que desenvolvem o raciocínio lógico também foram concretizadas através de situações problema com a ideia de acrescentar quantidades.
Foram efetivadas ainda várias atividades retiradas da internet, considerando a
existência do ar e sua importância à vida, como: Poesias: O que é? O que é? Graça Batituci, Jogos, caça palavras e Investigação da definição de palavras desconhecidas nos dicionários da sala. Experiência como prender um algodão no fundo de um copo e mergulhá-lo num balde de agua também foi feita para perceber que o ar ocupa lugar no espaço.
 Outra atividade foi à escrita da palavra “AR” numa folha branca para que a partir dela criasse outras palavras. Essa atividade possibilita o avanço da compreensão do sistema da escrita.
Ao confeccionar os cataventos e leques pudemos fazer comentários e compreender melhor os tipos de clima frio e quente.
Para concluir foi proposta a construção de um texto com desenhos e palavras ou frases mostrando de que forma podemos perceber a existência do ar para expor no mural.
Foi de grande importância a execução deste trabalho, pois este pode oportunizar aos alunos reflexões relevantes sobre assuntos relacionados a seu cotidiano, além disso, vivenciaram atividades lúdicas que chamaram a atenção para o assunto e despertaram o interesse.




















Sequencia didática
Professora: Maria Rosa Oliveira de Jesus
Escola: C. M. E André Araújo
Turma: 1º ano Ensino Fundamental
Tema: A importância de ler
Direitos de aprendizagem:
- Compreender textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos.
- Planejar intervenções orais em situações orais em situações públicas: debate contação de historia.
- Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras.
- Segmentar palavra em texto.
- Perceber semelhanças e diferenças entre     diferentes formas geométricas
-Resolver problemas   aditivos e subtrativos utilizando o cálculo mental.
Disciplinas: Português – matemática – artes
Conteúdos: Práticas de leitura e escrita, ordenação crescente e decrescente, cálculos mentais, conceitos.
Tempo de duração: 1 semana
Recursos: Diversos livros das obras complementares FNDE; tendo com foco: Abracadabra, Simone Goh – Palavras, palavrinhas, Palavrões, Anna Maria Machado, Texto impresso, livro didático de matemática pode contar comigo, folhas brancas.


Estratégias pedagógicas
Módulo 1 – Em roda de conversa um debate sobre a importância de ler. Depois de isso apresentar o livro “Abracadabra” de Simone Goh fazer um breve comentário sobre o título que sugere mágica. Efetivação da leitura da obra e exploração do assunto.
Módulo 2 – Em roda de leitura explorar os diversos livros das obras complementares comentando em seguida a história lida. Trabalhar cores e formas; fazendo uso dos livros bem como cálculos mentais.
Módulo 3 – Chamar a atenção dos alunos para a obra de Anna Maria Machado “Palavras, palavrinhas, palavrões”. Leitura de Palavras da autora: Anna Maria Machado, extraído da própria obra, que diz respeito à importância de ler. Concretizar a leitura da obra.
Módulo 4 – Debater sobre a composição das palavras: 1 sílaba, 2, 3 ou mais sílabas. Retomar o livro de Anna Maria Machado e propor as crianças que citem nomes de animais com quantidades diferenciadas de sílabas. Escolher 5 desses nomes e colocar em ordem crescente conforme o número de sílabas. Depois ordenar as figuras conforme o tamanho (ordem decrescente) dos animais. Ordenar os números/Livro Matemática pode contar comigo página 137.
Módulo 5 - pedir aos alunos que escolham a história de uma obra conhecida para produção de um texto.

Relato sobre a efetivação da sequencia didática: A importância de ler
Num primeiro momento foi desenvolvido um debate acerca da importância da leitura em que os alunos responderam que devemos ler para aprender, ler para conhecer a história e para saber assuntos sobre o que é lido.  Apresentei o livro “Abracadabra” de Simone Goh fizemos um comentário sobre o título, e foi deduzido por eles que o título lembrava uma mágica, falaram sobre a fada e a bruxa fazendo mágicas, o mágico fazendo surgir um coelho de dentro da cartola... Ao efetivar a leitura da obra e explorar o assunto foi concluída que a leitura é mais ou menos isso, ela nos remete a fantasia, nos leva a descobrir o mundo através das palavras e da imagem.
No segundo momento foram expostos os diversos livros das obras complementares para que pudesse explorá-los. Nem todos os alunos tem domínio do sistema de leitura, mas manusearam bastante, fizeram leitura de palavras, de imagem e em seguida cada um fez o  comentário sobre a história lida.  Realizamos atividades relativas a cores, formas e cálculos mentais, tais como – que cor e formato têm esse livro?  -Pedro quer completar 17 livros, ele já tem 8. Quantos livros ainda faltam para completar sua coleção?
 Já num terceiro momento realizamos atividades utilizando a obra de Anna Maria Machado “Palavras, palavrinhas, palavrões”, que também se refere à importância de ler. Essa obra possibilitou estratégias que oportunizassem aos alunos perceber que palavras diferentes variam quanto ao número e ordem de letras  bem como colocar em ordem (crescente e decrescente) os numerais apontados.
Para finalizar os alunos escolheram a história de uma obra conhecida para produção de um texto. Esta foi de grande importância por favorecer a escrita por hipóteses e a reflexão sobre o sistema de escrita.
Planejar a sequência didática tem se tornado bastante significativo, pois possibilita a integração entre os diferentes conteúdos do currículo por meio de estratégias e atividades diversificadas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário