Relatório sobre
o Projeto: A existência do ar
O projeto “A existência do ar” pode proporcionar
atividades muito interessantes e eficazes no processo de educação. De inicio,
foi feito o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o
conhecimento relativo à importância do ar que respiramos. É importante partir
daí para que a criança possa assimilar as informações e aprofundar o seu saber.
Foram realizadas assim, algumas atividades como tampar o nariz e segurar a
respiração por certo tempo. Dessa forma, pode favorecer o desenvolvimento da
imaginação e da reflexão sobre o assunto.
Em seguida fizemos um passeio ao ar livre para
sentir e observar o vento. Os alunos comentaram as árvores balançando, os
cabelos voando, o vento batendo no rosto.
E diversas questões foram ressaltadas nesse momento, assim como: os ventos fortes que podem causar tragédias, a brisa leve... Ao retornar a sala de aula foi feito um registro das observações vivenciadas.
E diversas questões foram ressaltadas nesse momento, assim como: os ventos fortes que podem causar tragédias, a brisa leve... Ao retornar a sala de aula foi feito um registro das observações vivenciadas.
Foi apresentada a história “Ar, pra que serve o ar?”
de Anna Claudia Ramos, explorada a capa: o titulo, autora, biografia. Depois da
leitura da obra foram explorados também assuntos relevantes do texto (essa foi
de suma importância à compreensão do assunto por apresentar de forma clara e
numa linguagem simples conforme a faixa etária dos alunos) e sugerido aos
alunos que estabelecessem relações entre a história e a observação do passeio
de campo realizada anteriormente.
Fomos ao pátio encher balões e a partir disso,
diversos pontos foram enfatizados:- será que o ar tem peso? – o balão cheio é
mais pesado que o balão vazio? Atividades que desenvolvem o raciocínio lógico
também foram concretizadas através de situações problema com a ideia de
acrescentar quantidades.
Foram efetivadas ainda várias atividades retiradas da
internet, considerando a
existência do ar e sua importância à vida, como: Poesias: O que é? O que é? Graça Batituci, Jogos, caça palavras e Investigação da definição de palavras desconhecidas nos dicionários da sala. Experiência como prender um algodão no fundo de um copo e mergulhá-lo num balde de agua também foi feita para perceber que o ar ocupa lugar no espaço.
existência do ar e sua importância à vida, como: Poesias: O que é? O que é? Graça Batituci, Jogos, caça palavras e Investigação da definição de palavras desconhecidas nos dicionários da sala. Experiência como prender um algodão no fundo de um copo e mergulhá-lo num balde de agua também foi feita para perceber que o ar ocupa lugar no espaço.
Outra
atividade foi à escrita da palavra “AR” numa folha branca para que a partir
dela criasse outras palavras. Essa atividade possibilita o avanço da
compreensão do sistema da escrita.
Ao confeccionar os cataventos e leques pudemos
fazer comentários e compreender melhor os tipos de clima frio e quente.
Para concluir foi proposta a construção de um
texto com desenhos e palavras ou frases mostrando de que forma podemos perceber
a existência do ar para expor no mural.
Foi de grande importância a execução deste trabalho,
pois este pode oportunizar aos alunos reflexões relevantes sobre assuntos
relacionados a seu cotidiano, além disso, vivenciaram atividades lúdicas que
chamaram a atenção para o assunto e despertaram o interesse.
.jpg)
.jpg)
Sequencia didática
Professora:
Maria Rosa Oliveira de Jesus
Escola:
C. M. E André Araújo
Turma:
1º ano Ensino Fundamental
Tema:
A importância de ler
Direitos
de aprendizagem:
- Compreender textos
lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos.
- Planejar intervenções
orais em situações orais em situações públicas: debate contação de historia.
- Perceber que palavras
diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras.
-
Segmentar palavra em texto.
- Perceber semelhanças
e diferenças entre diferentes formas
geométricas
-Resolver
problemas aditivos e subtrativos
utilizando o cálculo mental.
Disciplinas:
Português – matemática – artes
Conteúdos:
Práticas de leitura e escrita, ordenação crescente e decrescente, cálculos
mentais, conceitos.
Tempo
de duração: 1 semana
Recursos:
Diversos livros das obras complementares FNDE; tendo com foco: Abracadabra,
Simone Goh – Palavras, palavrinhas, Palavrões, Anna Maria Machado, Texto
impresso, livro didático de matemática pode contar comigo, folhas brancas.
Estratégias
pedagógicas
Módulo
1
– Em roda de conversa um debate sobre a importância de ler. Depois de isso
apresentar o livro “Abracadabra” de Simone Goh fazer um breve comentário sobre
o título que sugere mágica. Efetivação da leitura da obra e exploração do
assunto.
Módulo
2
– Em roda de leitura explorar os diversos livros das obras complementares
comentando em seguida a história lida. Trabalhar cores e formas; fazendo uso
dos livros bem como cálculos mentais.
Módulo
3
– Chamar a atenção dos alunos para a obra de Anna Maria Machado “Palavras,
palavrinhas, palavrões”. Leitura de Palavras da autora: Anna Maria Machado,
extraído da própria obra, que diz respeito à importância de ler. Concretizar a
leitura da obra.
Módulo
4 –
Debater sobre a composição das palavras: 1 sílaba, 2, 3 ou mais sílabas.
Retomar o livro de Anna Maria Machado e propor as crianças que citem nomes de
animais com quantidades diferenciadas de sílabas. Escolher 5 desses nomes e
colocar em ordem crescente conforme o número de sílabas. Depois ordenar as
figuras conforme o tamanho (ordem decrescente) dos animais. Ordenar os
números/Livro Matemática pode contar comigo página 137.
Módulo
5
- pedir aos alunos que escolham a história de uma obra conhecida para produção
de um texto.
Relato
sobre a efetivação da sequencia didática: A importância de ler
Num primeiro momento foi
desenvolvido um debate acerca da importância da leitura em que os alunos
responderam que devemos ler para aprender, ler para conhecer a história e para
saber assuntos sobre o que é lido. Apresentei
o livro “Abracadabra” de Simone Goh fizemos um comentário sobre o título, e foi
deduzido por eles que o título lembrava uma mágica, falaram sobre a fada e a
bruxa fazendo mágicas, o mágico fazendo surgir um coelho de dentro da
cartola... Ao efetivar a leitura da obra e explorar o assunto foi concluída que
a leitura é mais ou menos isso, ela nos remete a fantasia, nos leva a descobrir
o mundo através das palavras e da imagem.
No segundo momento foram
expostos os diversos livros das obras complementares para que pudesse explorá-los.
Nem todos os alunos tem domínio do sistema de leitura, mas manusearam bastante,
fizeram leitura de palavras, de imagem e em seguida cada um fez o comentário sobre a história lida. Realizamos atividades relativas a cores,
formas e cálculos mentais, tais como – que cor e formato têm esse livro? -Pedro quer completar 17 livros, ele já tem 8.
Quantos livros ainda faltam para completar sua coleção?
Já num terceiro momento realizamos atividades
utilizando a obra de Anna Maria Machado “Palavras, palavrinhas, palavrões”, que
também se refere à importância de ler. Essa obra possibilitou estratégias que
oportunizassem aos alunos perceber que palavras diferentes variam quanto ao
número e ordem de letras bem como colocar
em ordem (crescente e decrescente) os numerais apontados.
Para finalizar os
alunos escolheram a história de uma obra conhecida para produção de um texto.
Esta foi de grande importância por favorecer a escrita por hipóteses e a
reflexão sobre o sistema de escrita.
Planejar a sequência
didática tem se tornado bastante significativo, pois possibilita a integração
entre os diferentes conteúdos do currículo por meio de estratégias e atividades
diversificadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário