ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV
Professora Sandra Augusta de Melo
DIÁRIO DE CAMPO/SESSÃO I
JUNHO- 2013
Presidente Olegário
Junho/2013
RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO
Data: 02 de setembro de 2013- segunda-feira
Escola: Centro Municipal de Educação Casa da Criança
Estagiaria: Maria Rosa Oliveira de Jesus
Horário: 12h20 às 16h45. :
1º Ano do Ensino Fundamental
Profª. Maria Rita Fonseca
Cheguei
às 12h25min quando a professora e os alunos já estavam na sala tirando os
deveres de casa do dia anterior, a professora fez as devidas correções
convidando os alunos a escreverem as respostas no quadro. No dever estava proposto
à leitura do poema: Leilão de jardim, circular algumas rimas existentes e
completar a palavra com a qual rimava.
Foi
entregue o dever e a professora explica o que é pra ser feito pede às crianças
que colem e voltem a guardar o caderno. A professora coloca em prática nesse
dia, uma proposta do curso “PNAIC” – Alfabetização na idade certa, da qual é
participante. Então ela faz um breve comentário ativando o conhecimento prévio
dos alunos sobre o assunto “animais”, e em seguida apresenta o livro ABC dos
animais, fazendo a exploração: capa, autoria, ilustrador e figuras. Faz a leitura
da primeira poesia do livro. Pede às crianças que assentem no chão formando um
círculo. Nesse momento então apresenta uma a uma todas as gravuras,
questionando o nome de cada animal. Em seguida propõe aos alunos uma lista,
oralmente, de nome de alguns animais que conhecem e que não foram citados no
livro; os alunos vão relatando uma variedade de animais e ela os instiga a
falar sobre estes animais, as caraterísticas, o lugar onde vivem, se estes animais
são úteis ,nocivos, etc.
Depois disso a professora sugere uma atividade
com jogo e esclarece o objetivo deste que é desenvolver as habilidades de
leitura e escrita. Assim divide a turma
em duas equipes que competirão entre si e apresenta a atividade: Jogo dos nomes dos animais, do qual ela faz a seguinte descrição: Um aluno de cada
equipe, alternadamente e decidido por sorteio quem inicia, deverá vir ao quadro
e de posse de um pincel vai falar uma combinação de letra e número. A professora
confere na lista de combinações qual a palavra correspondente, com seu
respectivo valor na pontuação. Então dita o nome do animal ali escrito para que
este escreva. Se conseguir escrever corretamente ele marca ponto para sua
equipe. Caso na combinação que falar tenha uma bomba é passada a vez ao
adversário e, se este acerta, sua equipe pontua. Então são explicitadas as regras: A cada
linha há uma casa com uma bomba, quem pedir à combinação que tem uma bomba
passa a vez à equipe adversária. As palavras simples e/ou, de sílabas
canônicas, valem um ponto. As palavras mais difíceis, e com silabas complexas
valem dois pontos. As palavras muito difíceis, com variações sonoras complexas,
valem três pontos. No caso de escrita das palavras sem estar na escrita convencional,
mas da forma sonora correta, vale a pontuação. E não deixa de mostrar também a
relevância de respeita-las para o êxito do jogo.
Foi
começado o jogo através de sorteio. O aluno que começou disse o número “2” e a
letra “D”. Na lista de combinações da professora o animal escrito era “cobra”,
o aluno escreveu e acertou. A professora olhou quantos pontos valeria o acerto
que era conforme o grau da dificuldade (palavras com silabas complexas valem
dois pontos). E foi seguindo sucessivamente até que todos participassem. Essa é
uma estratégia muito significante de levar as crianças a desenvolver de maneira
lúdica, habilidades relativas à leitura e a escrita de palavras de distintos
níveis de dificuldade, dentro de um grupo semântico.
Foi
muito interessante, a cada vez que conseguiam pontos a equipe aplaudia e ficava
muito eufórica. Os que erravam ou ditava o número e letra em que aparecia a
bomba ficavam chateados, até que a professora precisou interromper para
explicar que a importância do jogo não estava em vencer, mas na oportunidade de
poder participar e dar o melhor de si. Assim eles ficaram mais tranquilos e
mais entusiasmados. Dessa forma, a professora levou os alunos a trabalhar
coletivamente ampliando a capacidade de relacionar-se socialmente e se
esforçando em função de contribuir para o êxito de sua equipe. O jogo terminou
quando foi dado o sinal para o recreio.
As
crianças foram de duas a duas lavar as mãos a pedido da professora. Depois
entraram na fila cantaram a música “Meu lanchinho”, fez a oração e seguiram
acompanhadas pela professora para o refeitório. Foi servido o lanche (nesse dia
foi pão com iogurte). Logo depois, todos seguiram para o pátio para brincar.
Pularam corda, montaram as pecinhas de encaixe e alguns brincavam de boneca.
Dado o sinal, a professora chama os alunos para a fila e retornam a sala de
aula. É hora de escovar os dentes, então vão saindo em grupos pequenos a pedido
da professora. Quando todos chegam ela sugere a escrita de frases conforme os
animais surgidos no jogo anteriormente. Assim ela começa a circular pela sala
para fazer algumas intervenções necessárias. Finalizando a tarefa é solicitado
que os alunos leiam suas produções. Em grupos a professora solicita um trabalho
artístico em que os alunos pintam as mãos, carimbam a folha e a partir disso
criem imagens de animais diversos.
Ao
terminar todas as atividades os alunos vão ajudar a professora a expor os
trabalhos no mural. O sinal é dado para terminar a aula, eles cantam o canto de
saída e saem acompanhados pelos pais.
REFERENCIAS
ARAGÃO, Renata. ABC dos animais, coleção Animais e
sonhos. Obras complementares, FNDE, RJ, 2013.
ANEXO
JOGO
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1
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2
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3
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4
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5
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A
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B
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C
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D
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E
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