Ensino Fundamental- anos iniciais

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sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Diário de bordo

ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV
Professora Sandra Augusta de Melo
DIÁRIO DE CAMPO/SESSÃO I
JUNHO- 2013



















Presidente Olegário
Junho/2013


RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO
Data: 02 de setembro de 2013- segunda-feira
Escola: Centro Municipal de Educação Casa da Criança
Estagiaria: Maria Rosa Oliveira de Jesus
Horário: 12h20 às 16h45. :
1º Ano do Ensino Fundamental
Profª. Maria Rita Fonseca















Cheguei às 12h25min quando a professora e os alunos já estavam na sala tirando os deveres de casa do dia anterior, a professora fez as devidas correções convidando os alunos a escreverem as respostas no quadro. No dever estava proposto à leitura do poema: Leilão de jardim, circular algumas rimas existentes e completar a palavra com a qual rimava.
Foi entregue o dever e a professora explica o que é pra ser feito pede às crianças que colem e voltem a guardar o caderno. A professora coloca em prática nesse dia, uma proposta do curso “PNAIC” – Alfabetização na idade certa, da qual é participante. Então ela faz um breve comentário ativando o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto “animais”, e em seguida apresenta o livro ABC dos animais, fazendo a exploração: capa, autoria, ilustrador e figuras. Faz a leitura da primeira poesia do livro. Pede às crianças que assentem no chão formando um círculo. Nesse momento então apresenta uma a uma todas as gravuras, questionando o nome de cada animal. Em seguida propõe aos alunos uma lista, oralmente, de nome de alguns animais que conhecem e que não foram citados no livro; os alunos vão relatando uma variedade de animais e ela os instiga a falar sobre estes animais, as caraterísticas, o lugar onde vivem, se estes animais são úteis ,nocivos, etc.
 Depois disso a professora sugere uma atividade com jogo e esclarece o objetivo deste que é desenvolver as habilidades de leitura e escrita. Assim  divide a turma em duas equipes que competirão entre si e apresenta  a atividade: Jogo dos nomes dos animais, do qual  ela faz a seguinte descrição: Um aluno de cada equipe, alternadamente e decidido por sorteio quem inicia, deverá vir ao quadro e de posse de um pincel vai falar uma combinação de letra e número. A professora confere na lista de combinações qual a palavra correspondente, com seu respectivo valor na pontuação. Então dita o nome do animal ali escrito para que este escreva. Se conseguir escrever corretamente ele marca ponto para sua equipe. Caso na combinação que falar tenha uma bomba é passada a vez ao adversário e, se este acerta, sua equipe pontua.  Então são explicitadas as regras: A cada linha há uma casa com uma bomba, quem pedir à combinação que tem uma bomba passa a vez à equipe adversária. As palavras simples e/ou, de sílabas canônicas, valem um ponto. As palavras mais difíceis, e com silabas complexas valem dois pontos. As palavras muito difíceis, com variações sonoras complexas, valem três pontos. No caso de escrita das palavras sem estar na escrita convencional, mas da forma sonora correta, vale a pontuação. E não deixa de mostrar também a relevância de respeita-las para o êxito do jogo.
Foi começado o jogo através de sorteio. O aluno que começou disse o número “2” e a letra “D”. Na lista de combinações da professora o animal escrito era “cobra”, o aluno escreveu e acertou. A professora olhou quantos pontos valeria o acerto que era conforme o grau da dificuldade (palavras com silabas complexas valem dois pontos). E foi seguindo sucessivamente até que todos participassem. Essa é uma estratégia muito significante de levar as crianças a desenvolver de maneira lúdica, habilidades relativas à leitura e a escrita de palavras de distintos níveis de dificuldade, dentro de um grupo semântico.
Foi muito interessante, a cada vez que conseguiam pontos a equipe aplaudia e ficava muito eufórica. Os que erravam ou ditava o número e letra em que aparecia a bomba ficavam chateados, até que a professora precisou interromper para explicar que a importância do jogo não estava em vencer, mas na oportunidade de poder participar e dar o melhor de si. Assim eles ficaram mais tranquilos e mais entusiasmados. Dessa forma, a professora levou os alunos a trabalhar coletivamente ampliando a capacidade de relacionar-se socialmente e se esforçando em função de contribuir para o êxito de sua equipe. O jogo terminou quando foi dado o sinal para o recreio.
As crianças foram de duas a duas lavar as mãos a pedido da professora. Depois entraram na fila cantaram a música “Meu lanchinho”, fez a oração e seguiram acompanhadas pela professora para o refeitório. Foi servido o lanche (nesse dia foi pão com iogurte). Logo depois, todos seguiram para o pátio para brincar. Pularam corda, montaram as pecinhas de encaixe e alguns brincavam de boneca. Dado o sinal, a professora chama os alunos para a fila e retornam a sala de aula. É hora de escovar os dentes, então vão saindo em grupos pequenos a pedido da professora. Quando todos chegam ela sugere a escrita de frases conforme os animais surgidos no jogo anteriormente. Assim ela começa a circular pela sala para fazer algumas intervenções necessárias. Finalizando a tarefa é solicitado que os alunos leiam suas produções. Em grupos a professora solicita um trabalho artístico em que os alunos pintam as mãos, carimbam a folha e a partir disso criem imagens de animais diversos.
Ao terminar todas as atividades os alunos vão ajudar a professora a expor os trabalhos no mural. O sinal é dado para terminar a aula, eles cantam o canto de saída e saem acompanhados pelos pais.





















REFERENCIAS
ARAGÃO, Renata. ABC dos animais, coleção Animais e sonhos. Obras complementares, FNDE, RJ, 2013.



















ANEXO

JOGO
1
2
3
4
5
A





B





C





D





E







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