alimentação e nutrição
Atividade referente à
participação no fórum sobre algumas questões relativas à leitura recomendada
pela professora Antônia Stachissini na plataforma Moodle.
- Qual a diferença entre alimentação e
nutrição? Em sua opinião quando se tem uma alimentação saudável.
Conforme os autores Rodrigues et al “A alimentação
é um ato voluntário e consciente”. (p.12) É totalmente dependente da vontade do
indivíduo e ele escolhe o alimento para o seu consumo. Esta se relaciona com as
práticas alimentares abrangendo alternativas como à quantidade de alimento; o
tipo; comestíveis ou aceitáveis para nosso padrão de consumo; como são adquiridos,
conservados e preparados, bem como os horários, local e com quem fazemos as
refeições. Já a “nutrição é um ato involuntário”, (p. 12-13) envolvendo distintos processos desde a levada do alimento a
boca até a absorção dos nutrientes (componentes dos alimentos que
consumimos e são muito importantes para a nossa saúde). E estes são realizados independentemente do controle do
indivíduo. Em minha opinião a
alimentação saudável é aquela alimentação variada, equilibrada, suficiente,
colorida e em boas condições de consumo para uma boa nutrição do corpo.
- Comente como você percebe na escola de sua
comunidade o caráter social da alimentação e se a cultura influencia o ato
de comer.
Percebo que as escolas municipais de Presidente
Olegário tem proporcionado uma alimentação saudável, pois como é destacado
pelos autores apenas uma alimentação adequada
em termos quantitativos e qualitativos pode fornecer os nutrientes (componentes
dos alimentos que ingerimos) que são importantes para nossa saúde. Estes nutrientes
são subdivididos “em macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e
micronutrientes (vitaminas e minerais)” (p. 15).
Para eles “uma alimentação saudável deve ser
estimulada em todos os lugares, principalmente na escola”. Assim, deve-se incentivar
“o consumo de frutas, verduras e legumes, por exemplo, e diminuindo a oferta de
alimentos ricos em açúcar, gordura e sal”. (p.16)
Então em nossas escolas é oferecida aos alunos essa
variedade de alimentos, por exemplo, como eu trabalho numa creche e lá comporta
alunos que ficam em tempo integral e também alunos que só frequentam a sala de
aula e voltam para casa após o término da aula. Observo a preocupação da
instituição com a alimentação das crianças: no café da manhã, é dado pão com
manteiga e/ou biscoitos feitos na hora e leite ou suco natural; o almoço é
composto por arroz, feijão, verdura, legumes e carne, no lanche geralmente são oferecidos
frutas. Grande parte deles come de tudo, isso significa que eles têm o costume
de se alimentar de forma adequada. A prefeitura local tem valorizado bastante o
consumo de alimentos da cultura local, ou seja, ela tem um convênio com os
agricultores da região e daí é que vêm os alimentos. Essa valorização do consumo de alimentos local se torna
importante por contribuir com certas questões relativas à segurança alimentar
(sem quantidade excessiva de agrotóxicos), nutricional e também as questões
socioeconômicas da comunidade. Quanto aos
alunos que só ficam meio período, para assistir aula, a maioria costuma comer o
lanche da escola, mas alguns trazem de casa. Muitos deles trazem alimentos como
doces, bolachas, guloseimas e refrigerantes, pois percebem que esses alimentos
são mais saborosos. Percebe-se que estes estão habituados em casa ao consumo de
tais guloseimas. No ato da alimentação, os alunos costumam sentar-se a mesma
mesa para comer juntos e nesse momento há uma troca de conversas e de
brincadeiras, como também às vezes alguma discordância.
- Como deve ser a alimentação na idade pré-escolar
e na idade escolar e o que se vive atualmente nas escolas que tem
realizado o estágio, a realidade na sua opinião estão próximo ou ainda é
um desafio que todos devem enfrentar?
A fase pré-escolar (1 a 6 anos) é caracterizada por
“redução na velocidade de ganho de peso e altura, o que leva a uma redução do
apetite” o apetite se torna irregular. É comum a criança recusar certos tipos
de alimentos por que como está na fase de desenvolvimento dos sentidos e
diversificando os sabores, tende a formar suas próprias preferências. Portanto
deve-se estimular o consumo de alguns alimentos como frutas, verduras e
legumes, sem forçar o consumo de nenhum
alimento, mas, oferecendo várias vezes por dia sem rigidez.
É
importante substituir os refrigerantes por suco natural e evitar doces.
A fase escolar (crianças com idade de 7 anos até o
inicio da puberdade) ou seja, 6 a 14
anos na idade escolar. É caracterizado por um lento e
constante crescimento. Os bons hábitos de saúde (a alimentação e a higiene)
devem se fazer presentes para evitar problemas dentários. Nesse período há uma
melhor aceitação de preparações alimentares diferentes e mais sofisticadas.
Maior gasto de energia, maior sedentarismo, daí a necessidade de a escola
estimular a prática de atividade física. O apetite do escolar costuma ser muito
maior que o do pré- escolar. É importante que todas as crianças estejam bem alimentadas.
Sendo necessário estimular o consumo de alimentos que contém cálcio (leite,
iogurte, folhas verdes, leguminosas, ovos, mariscos, nozes e castanhas). O
ganho de peso faz parte do processo de crescimento. O mais importante nessa
fase é diversificar o cardápio da criança proporcionando uma alimentação
saudável. Em minha opinião a escola em que atuo e a escola em realizo o meu
estágio estão próximas dessa realidade como foi citado na questão anterior quanto
a preocupação das instituições com a alimentação das crianças. E em relação às
atividades físicas é notável a diversidade de brincadeiras realizadas pelas
crianças: brincam no parquinho de areia, saem para jogar bola, desenvolvem
diversas brincadeiras direcionadas além das aulas de Educação Física.
- A partir das informações sobre as diretrizes
da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) aprovada em 1999,
explique a diretriz que você julga ser mais importante para as crianças em
idade pré-escolar e escolar.
Considero como importante para as crianças em idade
pré-escolar e escolar, a seguinte diretriz: “Promoção de práticas alimentares e
estilos de vida saudáveis: baseia-se no incentivo ao aleitamento materno,
divulgação de conhecimentos de alimentação, nutrição, prevenção de doenças
relacionadas a má alimentação, entre outras.” (p.35)
Pois esta estabelece a necessidade de uma
alimentação saudável em todas as fases no sentido de orientar as crianças as formas
adequadas de práticas alimentares enfocando especialmente questões referentes a
alimentação e nutrição; aspectos importantes para uma vida saudável fator
contribuinte para a promoção da saúde.
- Em sua opinião abordar o tema de alimentação e
nutrição na discussão é importante na sua formação como educador e
participante de uma comunidade? Explique.
Muito importante abordar o tema de alimentação e
nutrição na formação do educador e participante de uma comunidade, uma vez que
a escola pautada na formação integral do aluno
deve estimulá-lo na aquisição de atitudes de vida mais saudáveis. Assim, o
educador tem um papel fundamental nessa formação devendo criar estratégias que
levem às crianças agirem conscientemente diante da
realidade cotidiana e praticar hábitos alimentares adequados que
auxiliem na prevenção de doenças. Para isso o educador precisa abandonar o modelo tradicional de educar e ocupar o papel
de facilitador do processo de aprendizagem.
REFERÊNCIA:
BRASIl. Ministério
da Educação. Secretaria de Educação Básica. Mo692 Módulo 10: Alimentação e nutrição no Brasil l. / RODRIGUES, Maria
de Lourdes Carlos... [et al.]. Brasília: Universidade de Brasília, 2009.
P.1-42. ISBN:
978-85-230-0988-5
Texto
disponível na disciplina EAD 239 - Educação, Saúde e Nutrição
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