Ensino Fundamental- anos iniciais

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sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

alimentação e nutrição


alimentação e nutrição
Atividade referente à participação no fórum sobre algumas questões relativas à leitura recomendada pela professora Antônia Stachissini na plataforma Moodle.
  •  Qual a diferença entre alimentação e nutrição? Em sua opinião quando se tem uma alimentação saudável.
Conforme os autores Rodrigues et al “A alimentação é um ato voluntário e consciente”. (p.12) É totalmente dependente da vontade do indivíduo e ele escolhe o alimento para o seu consumo. Esta se relaciona com as práticas alimentares abrangendo alternativas como à quantidade de alimento; o tipo; comestíveis ou aceitáveis para nosso padrão de consumo; como são adquiridos, conservados e preparados, bem como os horários, local e com quem fazemos as refeições. Já a “nutrição é um ato involuntário”, (p. 12-13) envolvendo distintos processos desde a levada do alimento a boca até a absorção dos nutrientes (componentes dos alimentos que consumimos e são muito importantes para a nossa saúde). E estes são realizados independentemente do controle do indivíduo. Em minha opinião a alimentação saudável é aquela alimentação variada, equilibrada, suficiente, colorida e em boas condições de consumo para uma boa nutrição do corpo.
  • Comente como você percebe na escola de sua comunidade o caráter social da alimentação e se a cultura influencia o ato de comer.
Percebo que as escolas municipais de Presidente Olegário tem proporcionado uma alimentação saudável, pois como é destacado pelos autores apenas uma alimentação adequada em termos quantitativos e qualitativos pode fornecer os nutrientes (componentes dos alimentos que ingerimos) que são importantes para nossa saúde. Estes nutrientes são subdivididos “em macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais)” (p. 15).
Para eles “uma alimentação saudável deve ser estimulada em todos os lugares, principalmente na escola”. Assim, deve-se incentivar “o consumo de frutas, verduras e legumes, por exemplo, e diminuindo a oferta de alimentos ricos em açúcar, gordura e sal”. (p.16)
Então em nossas escolas é oferecida aos alunos essa variedade de alimentos, por exemplo, como eu trabalho numa creche e lá comporta alunos que ficam em tempo integral e também alunos que só frequentam a sala de aula e voltam para casa após o término da aula. Observo a preocupação da instituição com a alimentação das crianças: no café da manhã, é dado pão com manteiga e/ou biscoitos feitos na hora e leite ou suco natural; o almoço é composto por arroz, feijão, verdura, legumes e carne, no lanche geralmente são oferecidos frutas. Grande parte deles come de tudo, isso significa que eles têm o costume de se alimentar de forma adequada. A prefeitura local tem valorizado bastante o consumo de alimentos da cultura local, ou seja, ela tem um convênio com os agricultores da região e daí é que vêm os alimentos. Essa valorização do consumo de alimentos local se torna importante por contribuir com certas questões relativas à segurança alimentar (sem quantidade excessiva de agrotóxicos), nutricional e também as questões socioeconômicas da comunidade.  Quanto aos alunos que só ficam meio período, para assistir aula, a maioria costuma comer o lanche da escola, mas alguns trazem de casa. Muitos deles trazem alimentos como doces, bolachas, guloseimas e refrigerantes, pois percebem que esses alimentos são mais saborosos. Percebe-se que estes estão habituados em casa ao consumo de tais guloseimas. No ato da alimentação, os alunos costumam sentar-se a mesma mesa para comer juntos e nesse momento há uma troca de conversas e de brincadeiras, como também às vezes alguma discordância.
  • Como deve ser a alimentação na idade pré-escolar e na idade escolar e o que se vive atualmente nas escolas que tem realizado o estágio, a realidade na sua opinião estão próximo ou ainda é um desafio que todos devem enfrentar?
A fase pré-escolar (1 a 6 anos) é caracterizada por “redução na velocidade de ganho de peso e altura, o que leva a uma redução do apetite” o apetite se torna irregular. É comum a criança recusar certos tipos de alimentos por que como está na fase de desenvolvimento dos sentidos e diversificando os sabores, tende a formar suas próprias preferências. Portanto deve-se estimular o consumo de alguns alimentos como frutas, verduras e legumes, sem forçar o consumo de nenhum  alimento, mas, oferecendo várias vezes por dia sem rigidez. É importante substituir os refrigerantes por suco natural e evitar doces.
A fase escolar (crianças com idade de 7 anos até o inicio da puberdade) ou seja,  6 a 14 anos na idade escolar. É caracterizado por um lento e constante crescimento. Os bons hábitos de saúde (a alimentação e a higiene) devem se fazer presentes para evitar problemas dentários. Nesse período há uma melhor aceitação de preparações alimentares diferentes e mais sofisticadas. Maior gasto de energia, maior sedentarismo, daí a necessidade de a escola estimular a prática de atividade física. O apetite do escolar costuma ser muito maior que o do pré- escolar. É importante que todas as crianças estejam bem alimentadas. Sendo necessário estimular o consumo de alimentos que contém cálcio (leite, iogurte, folhas verdes, leguminosas, ovos, mariscos, nozes e castanhas). O ganho de peso faz parte do processo de crescimento. O mais importante nessa fase é diversificar o cardápio da criança proporcionando uma alimentação saudável. Em minha opinião a escola em que atuo e a escola em realizo o meu estágio estão próximas dessa realidade como foi citado na questão anterior quanto a preocupação das instituições com a alimentação das crianças. E em relação às atividades físicas é notável a diversidade de brincadeiras realizadas pelas crianças: brincam no parquinho de areia, saem para jogar bola, desenvolvem diversas brincadeiras direcionadas além das aulas de Educação Física.
  • A partir das informações sobre as diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) aprovada em 1999, explique a diretriz que você julga ser mais importante para as crianças em idade pré-escolar e escolar.
Considero como importante para as crianças em idade pré-escolar e escolar, a seguinte diretriz: “Promoção de práticas alimentares e estilos de vida saudáveis: baseia-se no incentivo ao aleitamento materno, divulgação de conhecimentos de alimentação, nutrição, prevenção de doenças relacionadas a má alimentação, entre outras.” (p.35)
Pois esta estabelece a necessidade de uma alimentação saudável em todas as fases no sentido de orientar as crianças as formas adequadas de práticas alimentares enfocando especialmente questões referentes a alimentação e nutrição; aspectos importantes para uma vida saudável fator contribuinte para a promoção da saúde.
  • Em sua opinião abordar o tema de alimentação e nutrição na discussão é importante na sua formação como educador e participante de uma comunidade? Explique.
Muito importante abordar o tema de alimentação e nutrição na formação do educador e participante de uma comunidade, uma vez que a escola pautada na formação integral do aluno deve estimulá-lo na aquisição de atitudes de vida mais saudáveis. Assim, o educador tem um papel fundamental nessa formação devendo criar estratégias que levem às crianças agirem conscientemente diante da realidade cotidiana e praticar hábitos alimentares adequados que auxiliem na prevenção de doenças. Para isso o educador precisa abandonar o modelo tradicional de educar e ocupar o papel de facilitador do processo de aprendizagem.
REFERÊNCIA:
BRASIl. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Mo692 Módulo 10: Alimentação e nutrição no Brasil l. / RODRIGUES, Maria de Lourdes Carlos... [et al.]. Brasília: Universidade de Brasília, 2009. P.1-42. ISBN: 978-85-230-0988-5

Texto disponível na disciplina EAD 239 - Educação, Saúde e Nutrição

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