UNIVERSIDADE
FEDERAL DE OURO PRETO
CENTRO DE
EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
ESPECIALIZAÇÃO
EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SPAÇOS
EDUCADORES SUSTENTÁVEIS
Aluna:
Maria Rosa Oliveira de Jesus
Tarefa: Observatório
territorial III
Professor: Tatiana Gomes Ferreira
Fernanda Mara.
Herman
Hudson de Oliveira
Disciplina: Instrumentação para a
Educação Ambiental e a Prática Interdisciplinar
Tutora Presencial: Sandra
Aparecida Borges
Equipe: Fogo
Atividade: OBSERVATÓRIO TERRITORIAL III
Preencha o questionário: “A construção do seu território”
Assim como no
Observatório Territorial II, neste observatório os cursistas que não estão
vinculados a uma escola, deverão responder as questões com base em sua área de atuação.
É importante que sejam citadas as fontes consultadas para a realização da
pesquisa.
1.
Construindo o município
- Em
que ano a cidade foi construída?
A cidade de Presidente Olegário
recebeu esse nome em 1939. A história surgiu basicamente em outubro de 1851 com
a doação ao patrimônio público da igreja, em cuja escritura foi denominada Santa
Rita da Boa Sorte em homenagem a Santa. Logo mais em 1886 tornou-se o Distrito
de Santa Rita passando a Santa Rita de Patos em 1938 e sendo esse distrito
emancipado e elevado a município sob o nome de Presidente Olegário em homenagem
ao político da região, Olegário Maciel.
Além do distrito-sede, o
município tinha quatro distritos: Galena, Lagamar, Ponte Firme e Lagoa Grande.
Em 30 de dezembro de 1962 Lagamar emancipou-se politicamente, sendo Lagoa
Grande emancipada em 1992. Presidente Olegário, hoje, possui mais de 18.500
habitantes (censo de 2010).
- Como
são as construções mais tradicionais da cidade? De que período elas são?
Quais foram os materiais utilizados? (Sugestão: converse
com construtores, mestres de obra e pedreiros mais antigos).
As construções da cidade são
bastante diversificadas possuindo casas simples localizadas em bairros mais
afastados, e existem também determinadas residências grandes e sofisticadas
mais centralizadas bem como ainda alguns casarões de modelo antigo com duas ou
mais janelas grandes em cada cômodo e uma varanda na frente, sendo estas
últimas construídas ainda no começo de seu surgimento sofrendo apenas reparos
no decorrer dos tempos. Conforme algumas pessoas relatam as construções eram
feitas utilizando a madeira rústica e os tijolos feitos em casa mesmo.
- Atualmente
têm sido construídas novas edificações na cidade? Que tipos de impactos
socioambientais estas construções trazem para a localidade?
Ultimamente tem sido construído
na cidade novas edificações assim como prédios com apartamentos para moradia
e/ou comércio. E grande parte das construções realizadas ultimamente apresenta
aspecto moderno esteticamente e colocam teto solar.
Quais as diferenças de propriedades térmicas,
características estéticas e organização do espaço você percebe entre as
construções recentes e as antigas?
Diferentemente das construções
antigas que não adotavam modelos estéticos e amplos atualmente pode perceber
uma busca maior pelo aproveitamento da energia solar. Antes o clima era bem
mais ameno, hoje se tornou principalmente no verão um calor fortíssimo.
d.
Quais
as diferenças entre os profissionais que construíram as edificações antigas e
os processos atuais de construção civil?
As construções antes projetadas conforme as
necessidades das pessoas eram feitas por pedreiros sem formação nenhuma e sem
qualificação, os quais iam trabalhando e adquirindo experiência própria. Atualmente
estas são feitos por técnicos e engenheiros e a grande
maioria das construções são arquitetadas de maneira mais eficiente por causa da
tecnologia mais desenvolvida.
e.
Considere
o histórico de arborização no seu território. Como são e como eram os quintais?
As plantas são nativas ou exóticas? E as frutíferas?
Antes as casas possuíam quintais
enormes com diversas plantas frutíferas, hortas e até plantas silvestres. Hoje,
a realidade é outra, não se vê mais espaço adequado para plantações assim.
Acontece de encontrarmos pequenos espaços para jardinagem em algumas casas e em
praças da cidade.
- Sobre
os recursos hídricos, qual o estado de preservação dos rios. Descreva a
relação entre o passado e o futuro das águas em sua localidade. Algum rio
foi violentado com canalização ou outras práticas danosas? Como se
comportam as indústrias? Como a ação antropogênica em relação aos rios,
lagos, mar, veredas, alagados, impacta a paisagem de seu município, campo
e área urbana?
Quanto
aos recursos hídricos, a cidade de Presidente Olegário possui rios, riachos e
cachoeiras, bem como várias lagoas. Os rios mais importantes são o Rio da
Prata, Rio Paracatu, Rio Paranaíba. Ainda temos as cachoeiras de São Pedro, o
córrego de Tabocas, o Ribeirão do Manabuiú e outros mais.
Tem se tornado alarmante o prejuízo desses
recursos hídricos, é notável a seca das nascentes, e, considera-se que a
principal causa seja o desmatamento nos arredores das fontes o que provoca a diminuição
da quantidade de águas. Outras das causas acredita-se no desmatamento realizado
nas fazendas vizinhas e os produtos químicos que ocasionam no envenenamento das
águas. A administração pública pouco tem se preocupado com estas questões.
2.
Construindo a escola
- Pesquise
sobre a construção do edifício escolar. Relate o ano de sua construção e
que tipos de materiais foram utilizados.
A
Escola Municipal Professora Girlene Graçano Cunha foi inaugurada em fevereiro
de 2015. Na sua construção de forma moderna foi utilizada tijolos, telhas plan,
janelas de vidro e portas de madeira. As salas são amplas e bem arejadas. Foi
considerado no espaço físico o atendimento a alunos portadores de deficiência
física construindo os banheiros adaptados, o uso de rampas para melhor
locomoção. A escola
dispõe de uma biblioteca, um laboratório de informática ainda não utilizada,
uma sala multimídia, cantina e refeitório além das seis salas de aulas secretaria,
sala dos professores, diretoria e banheiros, A escola é
formada por turmas de 1º período a 3º ano do Ensino Fundamental. A escola
possui um espaço físico muito grande embora muito ainda há por ser feito assim
como uma quadra de esportes, um parquinho, entre outras coisas.
- Observando
o edifício da escola de sua comunidade, faça uma comparação entre as
edificações de sua região e a edificação da escola. Pense nos tipos de
construções estabelecidas, matérias-primas utilizadas e impactos
ambientais deixados.
Sendo uma escola nova acredito não ter ocorrido um
planejamento adequado quanto certas questões ambientais pois embora haja espaço
suficiente não teve a preocupação em fazer um jardim, plantar árvores e nem
mesmo a construção de uma horta. Quanto ao prédio em si, as águas das chuvas
molham todo o pátio central e não há nem um meio eficaz para aproveitamento
dessas águas. Já os espaços de ensino são bem amplos e arejados com rede de esgotos
bem eficazes.
- Após
a análise da construção da escola, devemos refletir sobre os problemas
ambientais trazidos por ela. Quais são os impactos ambientais gerados pela
escola atualmente? Pense em questões como geração de resíduos, esgoto,
impacto na paisagem.
Acredito que o maior problema da escola, seja o
grande espaço vago nos entornos da escola sem nenhuma plantação que acarreta em
grandes enxurradas levando a lama até o pátio. Se houvesse pelo menos plantas
estas poderiam segurar mais a água das chuvas até que escoassem.
- O
quintal da escola e os espaços livres são arborizados? O que revelam sobre a compreensão de
sustentabilidade. Como se articulam com o currículo?
Como já foi destacado o quintal da escola é bastante
espaçoso embora não foi ainda arborizado e nem foi utilizado para o plantio de
horta.
O currículo escolar de todo o município é muito baseado
nas matrizes municipais assim a questão da sustentabilidade fica muito a
desejar mesmo abordando alguns assuntos referentes tais como a classificação do
lixo, a preservação do meio ambiente, entre outros mais.
REFERÊNCIAS
PRESIDENTE OLEGÁRIO. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Informativo Municipal- Presidente Olegário – Revista Maria
da Mercês Santana e Oliveira em 2002. SEMEC- Prefeitura Municipal –
Gestão:2001/2004
Nenhum comentário:
Postar um comentário