Ensino Fundamental- anos iniciais

Photobucket

Páginas

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Atividade: OBSERVATÓRIO TERRITORIAL III

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SPAÇOS
EDUCADORES SUSTENTÁVEIS
  
Aluna: Maria Rosa Oliveira de Jesus
Tarefa: Observatório territorial III
Professor: Tatiana Gomes Ferreira
                   Fernanda Mara.
                   Herman Hudson de Oliveira
 Disciplina: Instrumentação para a Educação Ambiental e a Prática Interdisciplinar
Tutora Presencial: Sandra Aparecida Borges
Equipe: Fogo

 Atividade: OBSERVATÓRIO TERRITORIAL III

Preencha o questionário: “A construção do seu território”
Assim como no Observatório Territorial II, neste observatório os cursistas que não estão vinculados a uma escola, deverão responder as questões com base em sua área de atuação. É importante que sejam citadas as fontes consultadas para a realização da pesquisa.
1.    Construindo o município
  1. Em que ano a cidade foi construída?

A cidade de Presidente Olegário recebeu esse nome em 1939. A história surgiu basicamente em outubro de 1851 com a doação ao patrimônio público da igreja, em cuja escritura foi denominada Santa Rita da Boa Sorte em homenagem a Santa. Logo mais em 1886 tornou-se o Distrito de Santa Rita passando a Santa Rita de Patos em 1938 e sendo esse distrito emancipado e elevado a município sob o nome de Presidente Olegário em homenagem ao político da região, Olegário Maciel.

Além do distrito-sede, o município tinha quatro distritos: Galena, Lagamar, Ponte Firme e Lagoa Grande. Em 30 de dezembro de 1962 Lagamar emancipou-se politicamente, sendo Lagoa Grande emancipada em 1992. Presidente Olegário, hoje, possui mais de 18.500 habitantes (censo de 2010). 

  1. Como são as construções mais tradicionais da cidade? De que período elas são? Quais foram os materiais utilizados? (Sugestão: converse com construtores, mestres de obra e pedreiros mais antigos).
As construções da cidade são bastante diversificadas possuindo casas simples localizadas em bairros mais afastados, e existem também determinadas residências grandes e sofisticadas mais centralizadas bem como ainda alguns casarões de modelo antigo com duas ou mais janelas grandes em cada cômodo e uma varanda na frente, sendo estas últimas construídas ainda no começo de seu surgimento sofrendo apenas reparos no decorrer dos tempos. Conforme algumas pessoas relatam as construções eram feitas utilizando a madeira rústica e os tijolos feitos em casa mesmo.
  1. Atualmente têm sido construídas novas edificações na cidade? Que tipos de impactos socioambientais estas construções trazem para a localidade?
Ultimamente tem sido construído na cidade novas edificações assim como prédios com apartamentos para moradia e/ou comércio. E grande parte das construções realizadas ultimamente apresenta aspecto moderno esteticamente e colocam teto solar.
 Quais as diferenças de propriedades térmicas, características estéticas e organização do espaço você percebe entre as construções recentes e as antigas?
Diferentemente das construções antigas que não adotavam modelos estéticos e amplos atualmente pode perceber uma busca maior pelo aproveitamento da energia solar. Antes o clima era bem mais ameno, hoje se tornou principalmente no verão um calor fortíssimo.
d.    Quais as diferenças entre os profissionais que construíram as edificações antigas e os processos atuais de construção civil?
As construções antes projetadas conforme as necessidades das pessoas eram feitas por pedreiros sem formação nenhuma e sem qualificação, os quais iam trabalhando e adquirindo experiência própria. Atualmente estas são feitos por técnicos e engenheiros e a grande maioria das construções são arquitetadas de maneira mais eficiente por causa da tecnologia mais desenvolvida.

e.    Considere o histórico de arborização no seu território. Como são e como eram os quintais? As plantas são nativas ou exóticas? E as frutíferas?
Antes as casas possuíam quintais enormes com diversas plantas frutíferas, hortas e até plantas silvestres. Hoje, a realidade é outra, não se vê mais espaço adequado para plantações assim. Acontece de encontrarmos pequenos espaços para jardinagem em algumas casas e em praças da cidade.

  1. Sobre os recursos hídricos, qual o estado de preservação dos rios. Descreva a relação entre o passado e o futuro das águas em sua localidade. Algum rio foi violentado com canalização ou outras práticas danosas? Como se comportam as indústrias? Como a ação antropogênica em relação aos rios, lagos, mar, veredas, alagados, impacta a paisagem de seu município, campo e área urbana?
Quanto aos recursos hídricos, a cidade de Presidente Olegário possui rios, riachos e cachoeiras, bem como várias lagoas. Os rios mais importantes são o Rio da Prata, Rio Paracatu, Rio Paranaíba. Ainda temos as cachoeiras de São Pedro, o córrego de Tabocas, o Ribeirão do Manabuiú e outros mais.
 Tem se tornado alarmante o prejuízo desses recursos hídricos, é notável a seca das nascentes, e, considera-se que a principal causa seja o desmatamento nos arredores das fontes o que provoca a diminuição da quantidade de águas. Outras das causas acredita-se no desmatamento realizado nas fazendas vizinhas e os produtos químicos que ocasionam no envenenamento das águas. A administração pública pouco tem se preocupado com estas questões.

2.    Construindo a escola
  1. Pesquise sobre a construção do edifício escolar. Relate o ano de sua construção e que tipos de materiais foram utilizados.
A Escola Municipal Professora Girlene Graçano Cunha foi inaugurada em fevereiro de 2015. Na sua construção de forma moderna foi utilizada tijolos, telhas plan, janelas de vidro e portas de madeira. As salas são amplas e bem arejadas. Foi considerado no espaço físico o atendimento a alunos portadores de deficiência física construindo os banheiros adaptados, o uso de rampas para melhor locomoção.  A escola dispõe de uma biblioteca, um laboratório de informática ainda não utilizada, uma sala multimídia, cantina e refeitório além das seis salas de aulas secretaria, sala dos professores, diretoria e banheiros, A escola é formada por turmas de 1º período a 3º ano do Ensino Fundamental. A escola possui um espaço físico muito grande embora muito ainda há por ser feito assim como uma quadra de esportes, um parquinho, entre outras coisas.
  1. Observando o edifício da escola de sua comunidade, faça uma comparação entre as edificações de sua região e a edificação da escola. Pense nos tipos de construções estabelecidas, matérias-primas utilizadas e impactos ambientais deixados.
Sendo uma escola nova acredito não ter ocorrido um planejamento adequado quanto certas questões ambientais pois embora haja espaço suficiente não teve a preocupação em fazer um jardim, plantar árvores e nem mesmo a construção de uma horta. Quanto ao prédio em si, as águas das chuvas molham todo o pátio central e não há nem um meio eficaz para aproveitamento dessas águas. Já os espaços de ensino são bem amplos e arejados com rede de esgotos bem eficazes.

  1. Após a análise da construção da escola, devemos refletir sobre os problemas ambientais trazidos por ela. Quais são os impactos ambientais gerados pela escola atualmente? Pense em questões como geração de resíduos, esgoto, impacto na paisagem.
Acredito que o maior problema da escola, seja o grande espaço vago nos entornos da escola sem nenhuma plantação que acarreta em grandes enxurradas levando a lama até o pátio. Se houvesse pelo menos plantas estas poderiam segurar mais a água das chuvas até que escoassem.
  1. O quintal da escola e os espaços livres são arborizados?  O que revelam sobre a compreensão de sustentabilidade. Como se articulam com o currículo?
Como já foi destacado o quintal da escola é bastante espaçoso embora não foi ainda arborizado e nem foi utilizado para o plantio de horta.
O currículo escolar de todo o município é muito baseado nas matrizes municipais assim a questão da sustentabilidade fica muito a desejar mesmo abordando alguns assuntos referentes tais como a classificação do lixo, a preservação do meio ambiente, entre outros mais.

REFERÊNCIAS

PRESIDENTE OLEGÁRIO. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Informativo Municipal- Presidente Olegário – Revista Maria da Mercês Santana e Oliveira em 2002. SEMEC- Prefeitura Municipal – Gestão:2001/2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário