Ensino Fundamental- anos iniciais

Photobucket

Páginas

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Projeto didático: Início as aulas


Projeto didático: Início as aulas
Professora: Maria Rosa Oliveira de Jesus
Escola: C. M. E. André Araújo
Ano: 1º ano- Ensino Fundamental -2014
Tema: Adaptação – Inclusão
Tempo de duração: primeira quinzena de fevereiro
Justificativa: O início das aulas é um período em que podem acontecer várias divergências: alegria, tristeza, ansiedade, novidade e choro. Exatamente por apresentar algo novo para a criança: nova professora, nova sala de aula, talvez novos colegas... que exige um tempo de adaptação. Compete à escola concretizar o acolhimento das crianças de modo que  a adaptação ocorra da melhor forma possível.
Objetivos:
-Facilitar o entrosamento, despertar a cordialidade e espontaneidade.
-Propor atividades que colaborem para a aproximação entre os colegas, ou entre eles e
crianças novas;
-Colaborar para que as crianças sintam prazer em estar na escola;
-Fortalecer o vínculo afetivo e um diálogo aberto;
-Elaborar os combinados, de acordo com a necessidade do grupo;
-Proporcionar atividades que contribuam para a livre expressão: falada, gesticulada,
 cantada ou através de desenhos.
-Verificar as fases de escrita dos alunos.
Conteúdos

Português
·         Conversas, relatos de vivências, narração;
·         Nomes dos colegas, da professora e dos funcionários.
·          Crachá e cartaz com lista de nomes;
·         História da escrita
·         Alfabeto;
·         Histórias infantis;
·         Sondagem da escrita.


Matemática

·         Contagem oral;
·          Jogos;
·         Leitura de calendário.
·         Situações-problemas.

História e Geografia

·          Regras de convivência.
·         Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar.
·         A história de vida do aluno.

Ciências:
·         Higiene e saúde

Artes:

·         Pintura;
·         Recorte e colagem;
·         Dramatizações;
·          Músicas diversas.
·          Roda cantada;
·          Brincadeiras e jogos.

Educação Física:


Desenvolvimento:

· Acolhida: Receber as crianças com carinho e alegria;
· Apresentações e dinâmicas de grupo;
· Atividades para conhecer os alunos: Quem sou eu?
· Passeio pela escola para conhecer as dependências e os funcionários;
· Atividades sobre valores e regras na escola;
· Brincadeiras e jogos;
· Trabalhos com músicas (fazer interpretações de forma oral, gestos, escrita e desenhos);
· Atividades orais (roda da conversa) onde os alunos poderão expressar suas expectativas quanto à escola, suas emoções, seus sentimentos;
· Atividades com nomes (crachás) e alfabeto;
· Sondagem da escrita;
· Situações-problemas (quantos alunos faltaram, quantos meninos são etc)
-atividades com o uso do calendário


Culminância
Realizar uma gincana de brincadeiras objetivando que o importante é que todos se divirtam 
(corrida do saco, pula corda, cobra-cega, corrida da batata, show de calouros, dança das cadeiras).

Avaliação
Observação e registro do professor quanto ao envolvimento, interesse e participação dos alunos.
 Algumas Dinâmicas para a primeira semana de aula: Através de brincadeiras podemos conhecer melhor cada aluno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário