Projeto didático: Início as aulas
Professora:
Maria Rosa Oliveira de Jesus
Escola:
C. M. E. André Araújo
Ano:
1º ano- Ensino Fundamental -2014
Tema:
Adaptação – Inclusão
Tempo
de duração: primeira quinzena de fevereiro
Justificativa:
O início das aulas é um período em que podem acontecer várias divergências: alegria,
tristeza, ansiedade, novidade e choro. Exatamente por apresentar algo novo para
a criança: nova professora, nova sala de aula, talvez novos colegas... que exige
um tempo de adaptação. Compete à escola concretizar o acolhimento das crianças de
modo que a adaptação ocorra da melhor
forma possível.
Objetivos:
-Facilitar o entrosamento, despertar a cordialidade
e espontaneidade.
-Propor atividades que colaborem para a aproximação entre os colegas, ou entre eles e
crianças novas;
-Colaborar para que as crianças sintam prazer em estar na escola;
-Fortalecer o vínculo afetivo e um diálogo aberto;
-Elaborar os combinados, de acordo com a necessidade do grupo;
-Proporcionar atividades que contribuam para a livre expressão: falada, gesticulada,
cantada ou através de desenhos.
-Verificar as fases de escrita dos alunos.
-Propor atividades que colaborem para a aproximação entre os colegas, ou entre eles e
crianças novas;
-Colaborar para que as crianças sintam prazer em estar na escola;
-Fortalecer o vínculo afetivo e um diálogo aberto;
-Elaborar os combinados, de acordo com a necessidade do grupo;
-Proporcionar atividades que contribuam para a livre expressão: falada, gesticulada,
cantada ou através de desenhos.
-Verificar as fases de escrita dos alunos.
Conteúdos
Português
Português
·
Conversas, relatos de vivências,
narração;
·
Nomes dos colegas, da professora e dos
funcionários.
·
Crachá e cartaz com lista de nomes;
·
História da escrita
·
Alfabeto;
·
Histórias infantis;
·
Sondagem da escrita.
Matemática
·
Contagem oral;
·
Jogos;
·
Leitura de calendário.
·
Situações-problemas.
História e Geografia
História e Geografia
·
Regras de convivência.
·
Observação dos diferentes ambientes do
espaço escolar.
·
A história de vida do aluno.
Ciências:
·
Higiene e saúde
Artes:
·
Pintura;
·
Recorte e colagem;
·
Dramatizações;
·
Músicas
diversas.
·
Roda
cantada;
·
Brincadeiras
e jogos.
Educação Física:
Desenvolvimento:
· Acolhida: Receber as crianças com carinho e alegria;
· Apresentações e dinâmicas de grupo;
· Atividades para conhecer os alunos: Quem sou eu?
· Passeio pela escola para conhecer as dependências e os funcionários;
· Atividades sobre valores e regras na escola;
· Brincadeiras e jogos;
· Trabalhos com músicas (fazer interpretações de forma oral, gestos, escrita e desenhos);
· Atividades orais (roda da conversa) onde os alunos poderão expressar suas expectativas quanto à escola, suas emoções, seus sentimentos;
· Atividades com nomes (crachás) e alfabeto;
· Sondagem da escrita;
· Situações-problemas (quantos alunos faltaram, quantos meninos são etc)
Desenvolvimento:
· Acolhida: Receber as crianças com carinho e alegria;
· Apresentações e dinâmicas de grupo;
· Atividades para conhecer os alunos: Quem sou eu?
· Passeio pela escola para conhecer as dependências e os funcionários;
· Atividades sobre valores e regras na escola;
· Brincadeiras e jogos;
· Trabalhos com músicas (fazer interpretações de forma oral, gestos, escrita e desenhos);
· Atividades orais (roda da conversa) onde os alunos poderão expressar suas expectativas quanto à escola, suas emoções, seus sentimentos;
· Atividades com nomes (crachás) e alfabeto;
· Sondagem da escrita;
· Situações-problemas (quantos alunos faltaram, quantos meninos são etc)
-atividades com o uso do calendário
Culminância
Realizar uma gincana de brincadeiras objetivando que o importante é que todos se divirtam
Culminância
Realizar uma gincana de brincadeiras objetivando que o importante é que todos se divirtam
(corrida do saco, pula corda, cobra-cega, corrida da batata, show de
calouros, dança das cadeiras).
Avaliação
Observação e registro do professor quanto ao envolvimento, interesse e participação dos alunos.
Avaliação
Observação e registro do professor quanto ao envolvimento, interesse e participação dos alunos.
Algumas Dinâmicas para a primeira semana de aula: Através
de brincadeiras podemos conhecer melhor cada aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário