Plano de Aula
Data: 13-09-2013
Professora: Maria Rosa Oliveira de Jesus
Escola: C. M. E. André Araújo
Turma: 1º ano do ensino fundamental
Duração: 1º semana
Objetivos:
- Compreender textos de gêneros, temáticas e vocabulários
familiares.
- Desenvolver de forma lúdica, habilidades relativas à
leitura e escrita de palavras de diversos níveis de dificuldades, dentro de um
grupo semântico.
- Reconhecer e classificar os diversos tipos de animais:
selvagens, domésticos.
- Desenvolvendo a ideia de multiplicação.
- Despertar o interesse e o gosto por trabalhos artísticos.
- Relacionar-se socialmente por meio de trabalhos coletivos.
- Recursos
Disciplinas:
Português, ciências, matemática e artes.
Conteúdos:
História literária, práticas de leitura e escrita, características
dos animais, agrupamento, pintura.
Recursos:
Livro didático: Girassol, saberes e fazeres do campo.
1º ano página 81. Folha Impressa, gravuras de animais
cartolina, massinha de modelar/ Livro: Obras complementares.
Estratégias pedagógicas.
1º Ativar o conhecimento prévio do aluno levando-a expor o
que sabe sobre os animais, especialmente “o galo”.
2º Apresentar a cantiga de folclore “Meu galinho”.
3ºCantar as cantigas fazendo os gestos conforme a letra.
4º Colorir o nome do animal citado no texto.
5º Circular no texto palavras que indicam o diminutivo.
6º Fazer estudo da palavra da cantiga que tem a letra “L”.
7º Leitura e conversa sobre a história “Animais” de Ingrid
Biesemeyer Bellinghausen das obras complementares FNDE.
8º Conversa informal sobre os diversos tipos de animais
existentes.
9º Classificar os animais domésticos, selvagens e
identificar as características.
10º Resolver situações, problemas que envolvem a ideia de
multiplicação.
11º Com massinha de modelar construir diversos animais.
12º Conversa e desenho sobre animais de estimação.
Avaliação:
Avaliar os diversos aspectos tais como o interesse e
participação na realização das atividades. A avaliação contínua e qualitativa
deve ocorrer em todo o decorrer do processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário