Ensino Fundamental- anos iniciais

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sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Relação professor-aluno


PLAED
Daniel Vinícius
Polo
Lagamar
Disciplina
Escola e Currículo: EAD 289/123
Professor (a)
Dra. Tânia Rossi Garbin
Aluna
Maria Rosa Oliveira de Jesus- Mat: 10.2.9780
Tarefa
Texto individual

Relações professor aluno no contexto educacional
Introdução
Esse trabalho tem como objetivo refletir sobre a relação que o professor deve manter com seus alunos no contexto educacional, destacando a importância do comportamento do professor bem como sua influência no aprendizado e na motivação de seus alunos, sobretudo nos primeiros anos do ensino fundamental por meio da análise fundamentada nos autores Almeida (s/d), Freire (1996) e Oliveira (2007) para a aquisição de uma relação saudável e necessária entre professor e alunos. Este trabalho é de suma importância aos diversos profissionais da área educacional e principalmente aos professores por contribuir para uma reflexão crítica sobre a temática que considere o acesso da aprendizagem como um todo.
A concretização deste texto compreende os assuntos básicos abordados no sexto período de Pedagogia (UFOP) na disciplina Escola e Currículo (EAD 289) a qual é ministrada pela professora Dra. Tânia Rossi Garbin. Os quais ressaltam a importância da relação professor- aluno à ação docente qualitativa.
A relação professor- aluno
A relação professor- aluno é fundamental em todos os níveis educacionais. Por meio dela o aluno pode ser determinado a construir o seu conhecimento. O aluno deve ser considerado como sujeito ativo do processo de ensino. Nesse sentido o professor tem um papel fundamental. A escola tem com função básica a formação de sujeitos críticos, criativos e com capacidade de exercer sua cidadania.
Assim, Freire (1996) defende uma ação docente voltada à promoção da liberdade, livre das ideologias e dos ideais utópicos, pelo aprendizado critico e conscientizador. Ele aponta que no processo de ensino- aprendizagem deve considerar a troca de conhecimentos entre educadores e educandos, valorizando esse processo pautado no desenvolvimento da curiosidade. Segundo ele, ensinar exige a rigorosidade metódica, o respeito aos saberes prévios dos educandos e criticidade, desconsiderando a “educação bancária” na qual o professor transmite o conhecimento ao aprendiz. Ele salienta a relevância da relação do educador com o educando na qual é preciso que haja mútuo respeito, a busca da ascensão da identidade cultural de todos os grupos para o embasamento da prática educativa. Afirma então (p.51) “O que importa na formação docente não é a repetição mecânica do gesto [...] mas a compreensão dos sentimentos, das emoções, do desejo, da insegurança, do medo que, ao ser ‘educado’ vai gerando a coragem”.
Nesse sentido, Almeida (s/d) alega que a Lei 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira sugere inovações nas práticas educacionais. Que os professores saiam da sua usualidade e sejam criativos para criar atividades inovadoras no seu processo educacional.  Acredita-se que a inovação e a criatividade remetem ao rompimento com o óbvio. Mas para isso, o professor precisa ter ousadia para enfrentar as resistências. Ele precisa ser autoconfiante e também confiar na capacidade do aluno criando estratégias fundamentais de aprendizagem.
Oliveira (2007) aponta alguns aspectos importantes para levar o aluno à conscientização dos objetivos almejados (estratégias que revelam a finalidade da aprendizagem, do conteúdo e das estratégias escolhidas) o que favorece o desenvolvimento do pensamento reflexivo e da autonomia.
Pode-se dizer que o professor precisa ter consciência do seu papel e manter uma relação que ative o processo educativo eficaz, já que a escola é a principal responsável pela formação do ser humano.
Dessa forma, Freire (1996) garante que sendo o conhecimento sempre inacabado, deve o educador acreditar na probabilidade de transformação da realidade e através da problematização buscar possibilidades. Ele considera como saber indispensável à prática educacional crítica à forma de lidar com a relação autoridade e liberdade, valorizando então o respeito, a autonomia e a dignidade de cada educando, critica toda e qualquer forma de discriminação, devendo o educador ser responsável e sensato para poder transpor distância entre o discurso e a prática, o que leva à coerência. Ele aconselha que a profissão de educador seja levada a sério, vendo na luta por melhorias a saída adequada. Salienta ainda que a ação pedagógica deve ser permeada de alegria, esperança e de convicção nas possibilidades de mudanças. É mostrada a importância do diálogo com todos os grupos populares e as distintas culturas para a ampla compreensão da vida social, vendo nos seres humanos seres “programados para aprender”. A curiosidade, para educadores e educandos, é vista como uma mola propulsora, então se faz necessário estimular o questionamento e a reflexão. Declara então (p.100) “È interessante observar que a minha experiência discente é fundamental para a prática que terei amanhã ou que estou tendo agora, simultaneamente com aquela”. Para ele a base da prática educativa está na autoridade democrática, o respeito mútuo e na dialógica da relação, com amplo comprometimento do professor. Vendo na educação uma forma de intervenção no mundo Freire (1996) critica a reprodução das ideologias da classe dominante.
Ser professor exige a tomada de decisões difíceis, pois a educação crítica pode promover mudanças fundamentais. Cabe ao educador, no ponto de vista progressista, saber escutar, explorar a comunicação dialógica e respeitar a leitura de mundo do educando. Freire (1996) destaca a importância da relação afetiva entre educador e educandos, o qual deve cumprir com seu dever “amorosamente”. Reforça então a defesa da educação na qual são aliadas a rigorosidade intelectual, a curiosidade epistemológica e competência pautada na simplicidade.
Formação docente
Tendo em vista que o professor deve ser um sujeito reflexivo de suas ações deve ele atuar como o mediador na construção do conhecimento criando estratégias que promovam o interesse dos alunos e um aprendizado significativo. De acordo com (OLIVEIRA, 2007, p. 56) “Os saberes específicos da docência, que dão sustentação ao trabalho dos professores”, E a articulação entre formação, profissão e as condições materiais é que valoriza o professor enquanto sujeito transformador ou professor reflexivo. Destaca também que na formação de educadores atualmente há estudos que valorizam o pensamento reflexivo e investigativo. Aponta Zeichner (1993) que mostra o valor “a importância do reconhecimento do papel ativo dos educadores, [...] próprias teorias pautadas na riqueza da experiência de sua ação pedagógica, e a necessidade de um processo de aprender a ensinar”. Ultimamente vem sendo discutidas várias ideias no âmbito educacional destacando “o professor, a profissão, a profissionalidade docente, suas decisões e práticas pedagógicas.” Ao docente confirma a necessidade de uma atuação sistemática reflexiva de sua prática pedagógica.
Considerações finais:
Nessa relação torna-se necessário que todos os envolvidos escolares, especialmente o educador, busque maneiras de sanar as diferenças, procurando fazer com que no espaço escolar prevaleça o respeito mútuo e a dialógica dessa relação para um melhor aproveitamento do processo educacional. Dessa forma é imprescindível refletir sobre as práticas educativas, no sentido de considerar as necessidades, anseios e interesses dos alunos na construção dos conhecimentos e ampliação dos saberes. Nesse caso, é imprescindível a troca de conhecimentos. Cabe ao professor acreditar em seu potencial de transformador reflexivo preocupado com a formação de sujeitos críticos, criativos  e um ser autônomo, bem como acreditar na capacidade de seus alunos.













Referências:



FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. Paulo Freire. 15 ª edição. Coleção Leitura. São Paulo. Paz e Terra S/A. 1996.

OLIVEIRA, Ana Maria Rocha A CONTRIBUIÇÃO DA PRÁTICA REFLEXIVA PARA UMA DOCÊNCIA COM PROFISSIONALIDADE. Em TÉC. SENAC Rio de Janeiro, v. 33, n.1, jan./abr. 2007. P. 42 a 63. Disponível em:




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