Ensino Fundamental- anos iniciais

Photobucket

Páginas

sexta-feira, 14 de junho de 2019

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 20 a 31 de maio


SEQUÊNCIA DIDÁTICA 20 a 31 de maio
Duração: duas semanas.
Data: 20/05//2019 a 31/05/2019
Professora: Maria Rosa Oliveira de Jesus
Escola: Escola Especial Ludovina Januária Pinheiro
Turma: Ensino Fundamental
CONTEÚDOS
Língua Portuguesa: Leitura e escrita; Família silábica do G e os diferentes sons. Leitura e interpretação de imagem. Histórias contadas, poemas, panfletos de propagandas. Matemática: Dezenas e unidades, Introdução aos números ordinais, Revisão de conceitos básicos Geo-História e Ciências: Tema “Família” Interpretação do filme “Irmão urso”; orientação sexual e cuidado com o corpo. Informática: jogos de alfabetização. Ensino Religioso: valores e virtudes. Arte: pintura, confecção de cartões de Natal para o concurso da Federação nacional das APAES.
RECURSOS:
Atividades impressas, obras literárias, tinta guache, lápis de cor, folha impressa e branca, filme do youtube, gravuras.
ATIVIDADES PROPOSTAS.
Segunda-Feira 20/05/2019
Roda da conversa para debate acerca do final de semana.
Educação Física.

Língua Portuguesa
Apresentação da letra “G-g”. Estudo do nome próprio do aluno: Geovanna.. Família silábica.
Exploração da música: Gatinha parda depois de ouvir no youtube e cantar várias vezes.
            Pintura com tinta guache da letra “G” em estudo. Indicar palavras começadas com a letra e confecção de cartazes ilustrativos.
Atividades da cartilha do PROERD- Lição 06. 
Terça-Feira 21/05/2019                                        
Matemática
Fixação dos numerais de 20 a 29. Jogo com o material dourado.
Aula de informática: jogo das letras do alfabeto e friv
Língua Portuguesa
Identificar a primeira silaba dos nomes dos desenhos. Caça-palavras silábico. Atividade impressa: grupo de palavras da família silábica do G-g. Leitura e transcrição.
Quinta-Feira 23/05/2019
Atividade de fixação da família silábica do G-g. Transcrição de frases trocando os desenhos pelos referidos nomes.
Educação Física
Matemática
Operações de adição e subtração.
Numerais de 19 a 20. Dezenas e unidades. Sequencias numericas.
Encontro do PROERD- 6ª lição.
Sexta-Feira 24/05/2019
Língua Portuguesa
Atividades enfocando a letra “G-g”. Ditado.
Atividades relacionadas à “Mala viajante”.
Matemática
Atividades impressas relacionadas a dezenas e unidades.
Segunda-Feira 27/05/2019
            Relato de novidades sobre o final de semana.
Geo-História e Ciências
Orientação sexual e cuidado com o corpo. Debate sobre o assunto com a coordenadora, professoras e alunas.
Debate sobre o tema: “Família”. Procurar no dicionário e registrar no caderno o significado da palavra “FAMÍLIA”. Pedir as crianças que se sentem em duplas e conversem sobre como é a sua família. Depois cada um desenhará numa folha branca a família do outro de modo a compreender as diferenças entre as famílias. Observar gravuras de fotos de famílias antigamente e famílias atuais e fazer comparações. 
Educação Física.

Língua Portuguesa
 Exploração do gênero textual: Propaganda. Lembrar propagandas vistas em programas de rádio, televisão e revistas. Procurar em revistas propagandas de vendas, filmes e outros para exposição em cartaz. Comentar sobre o filme que disponibilizaremos fazendo a interpretação do panfleto e distribuir nas demais turmas explicando.
Terça-Feira 28/05/2019
Matemática:
Observar o dinheiro de mentira para reconhecimento dos valores.
Fazer as trocas: cédulas em moedas, quantidades menores que equivalem a quantidade maior.
Informática: jogo de palavras.
Língua Portuguesa
Fixação de palavras com a letra “G”.
Cruzadinha de palavras e identificar a frase correspondente ao desenho.
Atividades da cartilha do PROERD.
Quarta-Feira 29/05/2019
Geo-História e Ciências
Filme: Irmão Urso. Interpretação oral e escrita do filme. Irmão urso- Nesse filme Kenai como resultado de sua jornada, começa a questionar tudo o que sabe e aprende várias lições importantes sobre o verdadeiro significado da fraternidade e a importância de uma família.
Ensino religioso
Observar os valores e virtudes demonstrados por Kenai no filme.

Quinta-Feira 30/05/2019
Língua Portuguesa
Leitura e interpretação do texto: Gato Xadrez.
Ditado de palavras do texto. O aluno retira do texto palavras a sua escolha e escreve na folha quadriculada. A professora dita aquelas que devem ser coloridas. Ganha quem colorir mais palavras.
Educação Física.
Geo-História e Ciências
Exploração do filme “Irmão Urso” em folha impressa.
Encontro do PROERD.
Sexta-Feira 31/05/2019
Geo-História e ciências
Assunto: Famílias antigamente e famílias atuais
Avaliação: processual e continua.
Obs: Desenvolver o planejamento conforme as habilidades e maturidade de cada aluno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário