Plano
de Aula
Data:
13-09-2013
Professora:
Maria Rosa Oliveira de Jesus
Escola:
C. M. E. André Araújo
Turma:
1º ano do ensino fundamental
Duração:
1º semana
Objetivos:
-
Compreender textos de gêneros, temáticas e vocabulários familiares.
-
Desenvolver de forma lúdica, habilidades relativas à leitura e escrita de
palavras de diversos níveis de dificuldades, dentro de um grupo semântico.
-
Reconhecer e classificar os diversos tipos de animais: selvagens, domésticos.
-
Desenvolvendo a ideia de multiplicação.
-
Despertar o interesse e o gosto por trabalhos artísticos.
-
Relacionar-se socialmente por meio de trabalhos coletivos.
-
Recursos
Disciplinas:
Português,
ciências, matemática e artes.
Conteúdos:
História
literária, práticas de leitura e escrita, características dos animais, agrupamento,
pintura.
Recursos:
Livro
didático: Girassol, saberes e fazeres do campo.
1º
ano página 81. Folha Impressa, gravuras de animais cartolina, massinha de
modelar/ Livro: Obras complementares.
Estratégias
pedagógicas.
1º
Ativar o conhecimento prévio do aluno levando-a expor o que sabe sobre os
animais, especialmente “o galo”.
2º
Apresentar a cantiga de folclore “Meu galinho”.
3ºCantar
as cantigas fazendo os gestos conforme a letra.
4º
Colorir o nome do animal citado no texto.
5º
Circular no texto palavras que indicam o diminutivo.
6º
Fazer estudo da palavra da cantiga que tem a letra “L”.
7º
Leitura e conversa sobre a história “Animais” de Ingrid Biesemeyer
Bellinghausen das obras complementares FNDE.
8º
Conversa informal sobre os diversos tipos de animais existentes.
9º
Classificar os animais domésticos, selvagens e identificar as características.
10º
Resolver situações, problemas que envolvem a ideia de multiplicação.
11º
Com massinha de modelar construir diversos animais.
12º
Conversa e desenho sobre animais de estimação.
Avaliação:
Avaliar
os diversos aspectos tais como o interesse e participação na realização das
atividades. A avaliação contínua e qualitativa deve ocorrer em todo o decorrer
do processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário