Ensino Fundamental- anos iniciais

Photobucket

Páginas

sábado, 1 de outubro de 2011

Projeto Sítio do Pica Pau Amarelo




Projeto - Sítio do Pica Pau Amarelo


Atividades a serem desenvolvidas:
              Leitura da biografia do autor: Monteiro Lobato e apresentação dos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo.           Leitura por capítulos das histórias: Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato. (feita pela professora)                                                                                               
            Leitura e apreciação de poemas.              Fotografar e/ou filmar para registrar fatos relevantes e criar um vídeo.              Apresentação final.
Ações a serem realizadas:
          Expor aos alunos o projeto a ser desenvolvido, debatendo sobre o tema a ser trabalhado: Histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo: Reinações de Narizinho. Tema este que será relacionado ao processo de alfabetização e letramento.            Música: Sítio do Pica-Pau Amarelo, Gilberto Gil.                                                          
           Ouvir e acompanhar o texto.                                                                                           
         Apresentar aos alunos a biografia do autor: Monteiro Lobato.                                              Apresentar e confeccionar com massinha de modelagem os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo.        Contar a história: As reinações de Narizinho, por capítulos e pedir às crianças que recontem a história, que citem a parte que mais gostou.                         Escolher ou criar uma história que será ensaiada e dramatizada pelos alunos.           Sugerir aos alunos que assista aos episódios por capítulos das histórias “Reinações de Narizinho”, em DVD, e, em duplas ou individualmente ilustre a parte mais interessante e crie frases referentes à ilustração (com a ajuda da professora).                
         Apresentar o poema: Sítio do Pica-Pau amarelo- Daniel Fiuza Pequeno.               
        Leitura do poema feita pela professora. -Pedir aos alunos que acompanhem a leitura do texto com o dedo para ter noção de espaçamento, alinhamento e identificação de letras, palavras... Sugira que circulem algumas palavras- chaves.  
       Desenvolver atividades relacionadas ao tema, como: caça- palavras, quebra- cabeças, palavras- cruzadas, etc.                                                                               
      No decorrer da realização das propostas, registrar através de fotos, vídeos e escritas para complementar o trabalho. Uma vez concretizadas todas as tarefas, confeccionar coletivamente um convite à família para apresentação final que será realizada por meio de exposições de desenhos, fotos, escritas e também assistindo aos vídeos elaborados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário